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Uma abordagem de recomendação de colaborações acadêmicas através da análise de séries temporais

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Uma abordagem de recomendação de colaborações acadêmicas através da análise de séries temporais

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Título Uma abordagem de recomendação de colaborações acadêmicas através da análise de séries temporais
Outro título An approach for academic collaborations recommendation through time-series analysis
Autor Ribacki, Guilherme Haag
Orientador Wives, Leandro Krug
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Banco : Dados temporais
Redes sociais
Sistemas : Informação
[en] Academic collaboration recommendation
[en] Collaboration networks
[en] Recommender systems
[en] Social networks
[en] Time-aware recommender systems
[en] Time-series
Resumo O avanço da tecnologia nos últimos anos permitiu a criação de Sistemas de Informação com acesso a grandes bases de dados, abrindo diversas possibilidades de aplicações. Tem-se como exemplo a Internet, onde uma enorme quantidade de dados é gerada e publicada a todo momento por usuários ao redor do mundo. Com isso, aos poucos foi surgindo a necessidade de métodos para filtrar o conteúdo disponível de forma a permitir que um usuário pudesse focar apenas nos seus interesses. Nesse contexto surgiram os Sistemas de Recomendação e as Redes Sociais, onde, mais recentemente, surgiram trabalhos que apresentam abordagens para o uso de Sistemas de Recomendação no contexto acadêmico, de forma a aumentar a produtividade de grupos de pesquisa. Também têm sido bastante exploradas formas de se utilizar informações temporais em Sistemas de Recomendação de maneira a melhorar as recomendações feitas. O presente trabalho propõe uma abordagem de recomendação de colaborações acadêmicas utilizando a técnica de Análise de Séries Temporais, buscando melhorar os resultados obtidos por trabalhos anteriores. Foi realizado um experimento offline para avaliar o desempenho da abordagem proposta em relação às abordagens anteriores e um estudo de usuários para fazer uma análise mais profunda com feedback de usuários. Foram utilizadas métricas conhecidas das áreas de Recuperação de Informação e Sistemas de Recomendação, mas alguns resultados se mostraram inferiores em comparação com as abordagens existentes; outros, porém, foram similares. Também foram utilizadas algumas métricas de avaliação focadas em Sistemas de Recomendação, e os resultados obtidos foram similares em todas as abordagens testadas.
Abstract The advance of technology in recent years made possible the creation of Information Systems with access to large databases, opening many applications possibilities. There’s the Internet, for example, where a vast amount of data is generated and published all the time by users around the world. In this sense, the need for methods to filter the available content to enable users to focus only on their interests slowly emerged. In this context, Recommender Systems and Social Networks appeared, where, recently, works reporting approaches to provide recommendations in the academic context appeared, increasing the productivity of research groups. New ways to employ temporal information in Recommender Systems to make better recommendations are also being explored. The present work proposes an approach to academic collaborations recommendation using Time Series Analysis, aiming to improve results reported on previous and current works. An offline experiment was done to evaluate the proposed approach in comparison with other works and a user study was done to make a deeper analysis from user feedback. Known metrics from the Information Retrieval and Recommender Systems fields were used, and in some cases the results obtained were lower compared to the current methods but similar in others. Some evaluation metrics from Recommender Systems were also used, and the results were similar to all approaches.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/141965
Arquivos Descrição Formato
000993115.pdf (492.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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