Repositório Digital

A- A A+

Uso da radiotelemetria no monitoramento de lagartos :

.

Uso da radiotelemetria no monitoramento de lagartos :

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uso da radiotelemetria no monitoramento de lagartos :
Autor Oliveira, Arthur Schramm de
Orientador Verrastro Viñas, Laura
Co-orientador Vieira, Renata Cardoso
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Especialização em Inventariamento e Monitoramento de Fauna.
Assunto Teiidae
Telemetria
Tupinambis merianae
Resumo O monitoramento de espécies pode ser uma importante estratégia para identificar problemas iniciais no desenvolvimento de estudos antes deles se tornarem insolúveis. Através do uso da radiotelemetria em monitoramentos é possível à obtenção, processamento e transmissão de informação à distância. Adicionalmente, o método vem se tornando cada vez mais utilizado, apesar de ainda ser restrito em estudos com lagartos. O trabalho testou a aplicabilidade e o uso da radiotelemetria num estudo com lagartos utilizando como espécie modelo Salvator merianae. Devido a algumas dificuldades durante a execução do trabalho na primeira campanha, o esforço amostral teve que ser aumentando, uma nova armadilha desenvolvida e a técnica de fixação substituída. Após todas as adequações, com os dados obtidos ao longo das duas campanhas foi possível calcular 31 áreas de vida e 73 deslocamentos de indivíduos para a espécie a partir dos dados obtidos. Exclusivamente através da telemetria foram gerados 161 pontos georeferenciados para estas análises.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141993
Arquivos Descrição Formato
000987106.pdf (1.710Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.