Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón, Rosanept_BR
dc.contributor.authorMillan, Gerson Luizpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-26T02:08:54Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142025pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas orientadas pelo curso em sala de aula e das práticas reconstruídas pelas alunas-professoras com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para acompanhar o processo de como ocorreu a tomada de consciência das alunas-professoras de um curso de Pedagogia-Licenciatura na modalidade a distância da PEAD/UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir do constructo piagetiano da tomada de consciência considerando-se duas categorias (i) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas orientadas e reconstruídas durante o curso (PRO); (ii) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas reconstruídas pelas alunas-professoras após a conclusão do curso (PRE). A coleta de dados foi realizada a partir dos registros das alunas-professoras nos ambientes do curso e de entrevistas. Os dados coletados foram analisados conforme os níveis de Tomada de Consciência definidos. Concluímos que as alunas-professoras estão utilizando as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação para as suas práticas educativas, construírem novos conhecimentos, oportunizarem descobertas de novas práticas e melhorarem as suas ações.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the practices targeted by the course in the classroom and practice rebuilt by the students-teachers with the mediation of Digital Technologies of Information and Communication to accompany the process as was the awareness of the students-teachers a Faculty of Education Degree-in distance of PEAD/UFRGS. The study was developed from Piaget's construct of awareness considering two categories (i) conceptual understanding of the use of technology in oriented practices and rebuilt during the course (PRO); (ii) conceptual understanding of the use of technology in practical rebuilt by the students-teachers after completing the course (PRE). Data collection was carried out from the records of the students-teachers in the course of interviews and environments. The collected data were analyzed according to the defined Consciousness-making levels. We conclude that the students-teachers are using the Digital Technologies of Information and Communication for their educational practices, build new knowledge, discoveries should create new practices and enhance their actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsciousness-makingen
dc.subjectTomada de consciênciapt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectOriented practicesen
dc.subjectPedagogy courseen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleCompreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992768pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples