Repositório Digital

A- A A+

Percepções de estudantes do Ensino Médio noturno sobre representações de animais em desenhos animados

.

Percepções de estudantes do Ensino Médio noturno sobre representações de animais em desenhos animados

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepções de estudantes do Ensino Médio noturno sobre representações de animais em desenhos animados
Autor Silva, Priscila Poock da
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Animais silvestres
Desenho animado
Ensino de biologia
Resumo A humanidade vem se utilizando dos desenhos como meio de comunicação desde seus primórdios e ainda hoje o desenho possui uma importante função na educação. O desenho animado, criado muito antes do cinema, teve um importante marco com a invenção do francês Émile Reynaud, que, no fim do século XIX, criou um sistema de animação com um aparelho, o praxynoscópio, cuja função era projetar as imagens em movimento na parede. Os primeiros desenhos animados eram mudos e sem cores, hoje são animações com efeitos 3D e imagens editadas em computadores. Os filmes de animação podem ser utilizados de diversas formas em sala de aula, incluindo nas aulas de Biologia, pois geralmente contêm informações sobre animais, e este é um dos motivos que guiam este trabalho, analisar a forma que estudantes do ensino noturno de Porto Alegre, RS, veem os desenhos e se relacionam as cenas com as aulas de biologia. Outro ponto a ser pensado e analisado é a percepção do grande público sobre os desenhos que tanto nos entretêm e informam, como recebemos essas informações, o que levamos deles para o nosso dia-a-dia. Como resultados vemos que os estudantes percebem que os desenhos modificam as características dos animais, os quais sofrem uma forte antropomorfização, talvez esta devida ao interesse de torná-los mais aceitáveis por serem parecidos conosco, mais empáticos, aumentando seu sucesso. Porém, a maioria dos estudantes afirma que nunca analisou os desenhos, ratificando a necessidade de termos o professor como um filtro de informações, guiando as análises dentro da sala de aula e colocando alunos mais cientes e críticos em qualquer ambiente que se encontrem, seja ele de concentração ou lazer.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142135
Arquivos Descrição Formato
000989375.pdf (1.505Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.