Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Priscila Poock dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-28T02:09:18Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142135pt_BR
dc.description.abstractA humanidade vem se utilizando dos desenhos como meio de comunicação desde seus primórdios e ainda hoje o desenho possui uma importante função na educação. O desenho animado, criado muito antes do cinema, teve um importante marco com a invenção do francês Émile Reynaud, que, no fim do século XIX, criou um sistema de animação com um aparelho, o praxynoscópio, cuja função era projetar as imagens em movimento na parede. Os primeiros desenhos animados eram mudos e sem cores, hoje são animações com efeitos 3D e imagens editadas em computadores. Os filmes de animação podem ser utilizados de diversas formas em sala de aula, incluindo nas aulas de Biologia, pois geralmente contêm informações sobre animais, e este é um dos motivos que guiam este trabalho, analisar a forma que estudantes do ensino noturno de Porto Alegre, RS, veem os desenhos e se relacionam as cenas com as aulas de biologia. Outro ponto a ser pensado e analisado é a percepção do grande público sobre os desenhos que tanto nos entretêm e informam, como recebemos essas informações, o que levamos deles para o nosso dia-a-dia. Como resultados vemos que os estudantes percebem que os desenhos modificam as características dos animais, os quais sofrem uma forte antropomorfização, talvez esta devida ao interesse de torná-los mais aceitáveis por serem parecidos conosco, mais empáticos, aumentando seu sucesso. Porém, a maioria dos estudantes afirma que nunca analisou os desenhos, ratificando a necessidade de termos o professor como um filtro de informações, guiando as análises dentro da sala de aula e colocando alunos mais cientes e críticos em qualquer ambiente que se encontrem, seja ele de concentração ou lazer.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectAnimais silvestrespt_BR
dc.titlePercepções de estudantes do Ensino Médio noturno sobre representações de animais em desenhos animadospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989375pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples