Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades de gênero diferentes do “masculino” e “feminino” que estão se expressando das mais diversas formas, e por outro lado os índices de violência e preconceitos com estes grupos são alarmantes. Da mesma forma, enquanto nos encontramos na chamada “era da informação”, com amplo acesso ...
O cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades de gênero diferentes do “masculino” e “feminino” que estão se expressando das mais diversas formas, e por outro lado os índices de violência e preconceitos com estes grupos são alarmantes. Da mesma forma, enquanto nos encontramos na chamada “era da informação”, com amplo acesso a conteúdos dos mais diversos, o número de adolescentes grávidas e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis é alto e uma das causas disto é, justamente, a desinformação. Sendo a escola um local ideal para discussões destes assuntos, o presente trabalho tem como foco as abordagens de sexualidade e gênero na escola, tendo como objetivo analisar a forma como estas abordagens estão sendo desenvolvidas e quais as demandas dos alunos em relação a estes temas. O trabalho foi realizado em três escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foram coletados dados através de questionários, respondidos pelos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e professores dos mesmos. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa, proporcionando um entendimento da realidade dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber a importância de trabalhar estes temas com os adolescentes que têm ainda muitas dúvidas e ansiedades sobre estes assuntos e a necessidade de investir no preparo dos educadores e em projetos escolares envolvendo os professores e as famílias dos jovens, para permitir que esta temática seja trabalhada da melhor forma possível junto aos alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1180)
Este item está licenciado na Creative Commons License