Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorSolaro, Thais Almadapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-28T02:09:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142144pt_BR
dc.description.abstractO cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades de gênero diferentes do “masculino” e “feminino” que estão se expressando das mais diversas formas, e por outro lado os índices de violência e preconceitos com estes grupos são alarmantes. Da mesma forma, enquanto nos encontramos na chamada “era da informação”, com amplo acesso a conteúdos dos mais diversos, o número de adolescentes grávidas e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis é alto e uma das causas disto é, justamente, a desinformação. Sendo a escola um local ideal para discussões destes assuntos, o presente trabalho tem como foco as abordagens de sexualidade e gênero na escola, tendo como objetivo analisar a forma como estas abordagens estão sendo desenvolvidas e quais as demandas dos alunos em relação a estes temas. O trabalho foi realizado em três escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foram coletados dados através de questionários, respondidos pelos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e professores dos mesmos. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa, proporcionando um entendimento da realidade dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber a importância de trabalhar estes temas com os adolescentes que têm ainda muitas dúvidas e ansiedades sobre estes assuntos e a necessidade de investir no preparo dos educadores e em projetos escolares envolvendo os professores e as famílias dos jovens, para permitir que esta temática seja trabalhada da melhor forma possível junto aos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleSexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989406pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples