Repositório Digital

A- A A+

A educação além dos livros : o uso da divulgação científica no ensino de Biologia

.

A educação além dos livros : o uso da divulgação científica no ensino de Biologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A educação além dos livros : o uso da divulgação científica no ensino de Biologia
Autor Nitschke, Pedro Peixoto
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ensino de biologia
Livros didaticos
Técnicas de ensino
Resumo O ensino das Ciências da Natureza é caracterizado pela apresentação direta dos fatos, relatando as descobertas como realidades absolutas e afastando os alunos da prática da comunidade científica. O modelo tradicional de ensino, com livros didáticos e quadros negros ou brancos, afastam alunos e professores dos processos de se fazer ciências e dos seus resultados contemporâneos, mantendo-os distantes das decisões que implicam em conhecimentos científicos. O uso de livros didáticos como manual da sequência e do modo de exposição dos conteúdos, acaba transformando o conteúdo científico em uma simples exposição de fatos impossibilitando a compreensão da ciência como processual com resultados e verdades provisórias, superadas por novas descobertas e por desenvolvimentos tecnológicos. O presente trabalho tem por objetivo verificar o uso de livros didáticos e de materiais de divulgação científica por professores estagiários e professores atuantes no componente curricular de Biologia, da área de Ciências da Natureza, no Ensino Médio. Foram realizadas análises sete relatórios de estágio de docência redigidos por estudantes de Ciências Biológicas da UFRGS. Os professores atuantes no Ensino Médio foram convidados a preencher um questionário fechado realizado online, sendo que um total de 13 professores respondeu o questionário. Foi possível perceber uma permanência maior no uso de livros didáticos pelos professores (10) quando comparados com os estagiários (2). Entretanto, constata-se que, apesar de usarem com maior frequência os livros, os professores os utilizam como mais uma ferramenta de ensino, principalmente com exercícios de fixação e como um auxílio didático. O uso de materiais de divulgação científica foi amplamente explorado pelos dois grupos estudados. Houve alterações nos materiais, alterando o conteúdo para enquadrar adequadamente às suas práticas pedagógicas. Com esse estudo constata-se o uso de materiais de divulgação científica como uma ferramenta importante no ensino mais amplo de Biologia. Essa ferramenta é amplamente utilizada por professores atuantes e por estagiários.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142157
Arquivos Descrição Formato
000989365.pdf (460.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.