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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorNitschke, Pedro Peixotopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-28T02:09:32Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142157pt_BR
dc.description.abstractO ensino das Ciências da Natureza é caracterizado pela apresentação direta dos fatos, relatando as descobertas como realidades absolutas e afastando os alunos da prática da comunidade científica. O modelo tradicional de ensino, com livros didáticos e quadros negros ou brancos, afastam alunos e professores dos processos de se fazer ciências e dos seus resultados contemporâneos, mantendo-os distantes das decisões que implicam em conhecimentos científicos. O uso de livros didáticos como manual da sequência e do modo de exposição dos conteúdos, acaba transformando o conteúdo científico em uma simples exposição de fatos impossibilitando a compreensão da ciência como processual com resultados e verdades provisórias, superadas por novas descobertas e por desenvolvimentos tecnológicos. O presente trabalho tem por objetivo verificar o uso de livros didáticos e de materiais de divulgação científica por professores estagiários e professores atuantes no componente curricular de Biologia, da área de Ciências da Natureza, no Ensino Médio. Foram realizadas análises sete relatórios de estágio de docência redigidos por estudantes de Ciências Biológicas da UFRGS. Os professores atuantes no Ensino Médio foram convidados a preencher um questionário fechado realizado online, sendo que um total de 13 professores respondeu o questionário. Foi possível perceber uma permanência maior no uso de livros didáticos pelos professores (10) quando comparados com os estagiários (2). Entretanto, constata-se que, apesar de usarem com maior frequência os livros, os professores os utilizam como mais uma ferramenta de ensino, principalmente com exercícios de fixação e como um auxílio didático. O uso de materiais de divulgação científica foi amplamente explorado pelos dois grupos estudados. Houve alterações nos materiais, alterando o conteúdo para enquadrar adequadamente às suas práticas pedagógicas. Com esse estudo constata-se o uso de materiais de divulgação científica como uma ferramenta importante no ensino mais amplo de Biologia. Essa ferramenta é amplamente utilizada por professores atuantes e por estagiários.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectTécnicas de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleA educação além dos livros : o uso da divulgação científica no ensino de Biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989365pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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