Repositório Digital

A- A A+

Mercado de desconto de cheques : uma análise junto aos clientes do BB - Praça Rio Negrinho/SC

.

Mercado de desconto de cheques : uma análise junto aos clientes do BB - Praça Rio Negrinho/SC

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mercado de desconto de cheques : uma análise junto aos clientes do BB - Praça Rio Negrinho/SC
Autor Correia, Volnei
Orientador Martinewski, Andre Luis
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Capital de giro
Crédito bancário
Marketing bancario
Satisfação do consumidor
Resumo As empresas em suas transações operacionais, vendas e compras, concedem prazos aos seus clientes para os recebimentos e recebem prazos de seus fornecedores para efetuarem os pagamentos, com esta sistemática o mercado, clientes e fornecedores, promovem alavancagem em suas vendas. Muitas vezes estas empresas necessitam de recursos para fazer frente às obrigações assumidas junto a seus fornecedores. Ao financiar a venda de sua produção, o empresário gera créditos que, se mantidos em carteira até o final do prazo, reduzem a capacidade de investimento da empresa, ocasionando muitas vezes a perda de boas oportunidades, por estar com seu capital imobilizado. Neste sentido, a proposta do presente trabalho é identificar as possíveis diferenças na política de concessão de crédito do BB, atrativos agregados ao produto e o grau de satisfação do cliente, com relação ao produto Desconto de Cheques oferecido por outras quatro instituições da praça de Rio Negrinho/SC como Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), Caixa Econômica Federal (CEF), Hsbc Bank Brasil S.A. (HSBC) e Banco Bradesco S.A. (Bradesco). Dessa forma, comparar a percepção dos clientes com relação ao produto oferecido pelos bancos, identificar as diferentes características das operações de Desconto de Cheques e analisar o grau de satisfação dos clientes com o produto. O método de pesquisa utilizado foi o método “survey”, de caráter quantitativo. A amostra é constituída por os clientes do BB que possuem Desconto de Cheques também nos concorrentes BESC, CEF, HSBC ou Bradesco, totalizando 19 clientes e representando 25% do total dos clientes que possuem o produto no BB. Os dados obtidos foram analisados através de métodos estatísticos utilizando média e porcentagem. O principal resultado encontrado sugere que os clientes dão grande importância para os custos incorridos nas operações, porém revela pouco conhecimento na identificação e avaliação destes custos, diversos clientes mantêm operações na concorrência mesmo estando insatisfeitos com o produto, revelando uma excelente oportunidade par o BB incrementar sua carteira de Desconto de Cheques.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14218
Arquivos Descrição Formato
000649515.pdf (189.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.