Repositório Digital

A- A A+

Avaliação do estado de conservação do Butia yatay no Palmar do Coatepe, Quaraí, Rio Grande do Sul

.

Avaliação do estado de conservação do Butia yatay no Palmar do Coatepe, Quaraí, Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação do estado de conservação do Butia yatay no Palmar do Coatepe, Quaraí, Rio Grande do Sul
Autor Barcelos, Fabíola
Orientador Overbeck, Gerhard Ernst
Co-orientador Krob, Alexandre Jose Diehl
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Butia yatay
Estrutura populacional
Resumo Este trabalho buscou analisar a estrutura populacional de Butia yatay no Palmar do Coatepe e identificar possíveis fatores que influenciam sua conformação, a fim de obter informações que subsidiem futuras tomadas de decisão, visando contribuir com o manejo sustentável dos Campos Sulinos em consonância com a regeneração do butiazal. Com 3.350 ha de extensão, o Palmar localiza-se no Planalto da Campanha, fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, no município de Quaraí, onde a principal atividade econômica é a pecuária extensiva. O estudo foi realizado em quatro propriedades de pecuaristas familiares, áreas que variam entre si quanto ao animal criado, lotação e técnicas de manejo. Para avaliação da estrutura populacional, os butiazeiros foram classificados em quatro categorias: plântulas, jovens, imaturos e reprodutivos. Também foi realizada a caracterização do estrato herbáceo para que as variáveis físicas fossem relacionadas com as informações da população.Nas quatro propriedades foram encontradas plântulas, indivíduos jovens e reprodutivos; apenas em uma foram encontrados indivíduos imaturos. A estimativa para o Palmar do Coatepe é de que 75% dos indivíduos jovens apresentem sinais de herbivoria. Com maior concentração de indivíduos nas categorias de plântulas e jovens, e menor concentração nas categorias de imaturos e reprodutivos, a estrutura populacional de Butia yatay no Coatepe parece apresentar-se em forma de J-invertido. As altas densidades encontradas nos estádios iniciais sugerem a existência de um banco de plântulas. A quantidade de rochas foi positivamente correlacionada com as densidades de jovens (rs=0,758; P=0,004) e imaturos (rs=0,712; P=0,009). O solo litólico parece favorecer o estabelecimento de plântulas, porém, pode limitar o crescimento vegetativo dos butiazeiros, fazendo com que eles permaneçam em estádios não reprodutivos por mais tempo. A presença de gado e o manejo campestre com fogo podem influenciar na estrutura populacional do Palmar, entretanto, estudos mais aprofundados e de longa duração são necessários para esclarecer a intensidade desses distúrbios. Os butiazeiros possuem potencialidades de uso e geração de renda que podem incentivar práticas sustentáveis na região.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142190
Arquivos Descrição Formato
000989623.pdf (657.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.