Repositório Digital

A- A A+

Gerador solar fotovoltáico para residências : comprar ou arrendar

.

Gerador solar fotovoltáico para residências : comprar ou arrendar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gerador solar fotovoltáico para residências : comprar ou arrendar
Autor Sanford, Karen
Orientador Macêdo, Guilherme Ribeiro de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Finanças - Turma 2013.
Assunto Avaliação econômica
Gerador solar
Leasing
Resumo A classe tarifária residencial de energia elétrica possui uma elevada representatividade no mercado regulado de energia do Brasil. O setor residencial tem nas mãos um poder expressivo de mudança, considerando não só oportunidades de melhoria relacionadas ao planejamento de energia, mas também na redução de emissão de gases poluentes, através do uso de energias renováveis e redes inteligentes de energia. Os “prosumers” são os novos agentes das redes inteligentes, em que produtores e consumidores de energia tornam-se um só. O presente trabalho tem como objetivo avaliar economicamente um projeto solar residencial nas modalidades de compra e arrendamento, utilizando-se de métodos de engenharia econômica e conceitos de leasing. Em conclusão, é possível constatar que atualmente investir na compra de sistema solar já é uma opção rentável, apresentando um excelente payback. De outro lado, embora o leasing hoje não apresente vatangens econômicas, percebe-se que existe a possibilidade de melhoria no futuro.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/142192
Arquivos Descrição Formato
000991182.pdf (588.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.