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dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Alexandre Cristantept_BR
dc.date.accessioned2016-05-28T02:09:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142202pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Atualmente o processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras ainda seguem propostas defasadas de currículos educativos atrelados a estratégias didático-pedagógicas questionáveis. Consequentemente, o desenvolvimento educacional de novas habilidades e competências que estimulem o raciocínio lógico dos alunos nas aulas de Ciências Naturais, a fim de torná-los capazes de resolverem situações-problema futuras, tem sido prejudicado. Objetivo: Analisar uma estratégia de ensino potencialmente explorável em sala de aula que auxilie os alunos a internalizarem conhecimentos a médio e longo prazo, por meio da aprendizagem associativa e significativa, que possam ser resgatados de forma hierarquizada quando necessários para a resolução de situações-problema. Métodos: Priorizou-se o estudo das estratégias de ensino mnemônicas utilizadas em sala de aula ou recomendadas por professores das áreas de Ciências e Biologia. Educadores foram convidados formalmente por e-mail para serem entrevistados sobre a temática deste trabalho, mas sem relatar qualquer detalhe aprofundado sobre o assunto no momento do convite. Um roteiro de entrevistas semi-estruturado com 5 perguntas foi elaborado. Os diálogos das entrevistas foram integralmente gravados para posterior análise. Resultados: Identificaram-se 11 dispositivos mnemônicos diferentes utilizados em sala de aula pelos docentes entrevistados. Todos os dispositivos foram classificados de acordo com categorias preestabelecidas. Após uma análise reflexiva sobre sua implementação, adaptações aos dispositivos foram sugeridas. Apenas um dos seis docentes entrevistados mostrou-se contra a criação de um acervo com dispositivos mnemônicos. Considerações finais: As instituições de ensino e seus educadores devem repensar suas práticas didáticas, procurando ampliá-las com metodologias que facilitem com que conhecimentos sejam aprendidos e possam ser utilizados em circunstâncias onde o lado investigativo e crítico dos alunos seja explorado. A certificação de que uma base de conhecimentos esteja se construindo com os alunos de forma eficiente, a partir da qual conseguirão operá-los quando questionados ou sujeitos a situações-problema mais complexas no futuro, é de essencial importância.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTécnicas de ensinopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleInvestigação das estratégias de ensino mnemônicas utilizadas no ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989345pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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