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dc.contributor.advisorMotta, Paulo Cesar Delaytipt_BR
dc.contributor.authorCastagnaro, Roquept_BR
dc.date.accessioned2016-06-02T02:08:55Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142256pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho de conclusão de curso trato da questão da percepção do funcionalismo do Banco do Brasil acerca das suas realizações no tocante a ações de responsabilidade socioambiental (RSA), notadamente dos últimos anos. Inicialmente, faço um breve relato sobre a evolução da noção de responsabilidade socioambiental e faço uma revisão, sucinta, dos temas responsabilidade socioambiental, comunicação empresarial e percepção. Mais detidamente, apresento alguns exemplos de ações práticas e gerenciais de responsabilidade socioambiental do Banco do Brasil. Descrevo a seguir os procedimentos adotados na realização deste trabalho, detalhando os relativos a uma pesquisa realizada em setembro de 2007 junto a um grupo de funcionários, participantes deste mesmo Curso de Especialização, visando obter uma percepção sobre as ações de responsabilidade socioambiental do Banco do Brasil e as ações de comunicação empresarial a elas vinculadas. Para essa pesquisa os questionários foram remetidos via e-mail. Os resultados mostram que a maioria dos funcionários conhece as ações de RSA do Banco do Brasil, mas também mostram que essas ações devem ser divulgadas de maneira mais ampla e eficaz, tanto interna quanto externamente. Finalmente, insiro análise da pesquisa realizada, conclusões e recomendações. Ressalvo que por se tratar de estudo de caso os resultados da referida pesquisa não podem ser extrapolados para o conjunto dos funcionários do Banco do Brasil. Palavras-Chave: responsabilidade socioambiental; comunicação empresarial; e percepção interna sobre questões de responsabilidade socioambiental.pt_BR
dc.description.abstractIn this monograph I deal with the Banco do Brasil functionaries’ perception on the bank’s Socio-environmental Responsibility (SER), especially on the latter years. Initially I do a brief description about the evolution of the idea of SER and then discuss its main aspects, as well as the question of corporate communication and perception processes. Afterwards I present in detail some of the actions taken by the Banco do Brasil on the SER area. Then I present the methodological aspects of the research made in September 2007 in order to know how the bank’s functionaries perceived/knew the SER actions taken by the bank. A survey has been conducted having the alumni doing the Specialization Course in Financial Bank Services as subjects. To that purpose a questionnaire has been e-mailed to then. The results show that most of the functionaries know about the bank’s actions regarding SER but also that such actions should be more widely and effectively publicized, both internally and externally. Finally, after the analysis made I present some recommendations, and also call attention to the fact that by being a case study, its results cannot be extrapolated to the whole of the bank’s functionaries. KEYWORDS: Socio-environmental Responsibility (SER); corporate communication; internal perception on SER problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBanco do Brasilpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.titleAs ações de responsabilidade socioambiental do Banco do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992997pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros (a distância)pt_BR


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