Repositório Digital

A- A A+

A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário

.

A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário
Outro título Patient satisfaction according to the form of hospital stay at a teaching hospital
Autor Molina, Karine Lorenzen
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
Resumo Objetivo: Analisar a satisfação dos pacientes de acordo com a forma de internação em hospital universitário. Métodos: Estudo transversal realizado com 366 pacientes com mais de 18 anos, internados em unidades clínicas e cirúrgicas no período de janeiro a junho de 2014, cujo desfecho tenha sido a alta entre 15 e 30 dias. Teste Mann-Whitney foi realizado para analisar amostras independentes para comparação entre os grupos. Resultados: Estiveram satisfeitos e muito satisfeitos com o atendimento recebido 99,4% dos pacientes internados pela emergência e 98,4% dos internados pela admissão, apresentando médias de satisfação de 5,66 e 5,55, respectivamente. A média de satisfação foi mais elevada em todos os atributos para o grupo da emergência. A comparação entre grupos dos atributos da equipe de Enfermagem e satisfação geral não demonstrou significância estatística. Conclusão: O elevado nível de satisfação dos pacientes com o serviço de saúde evidenciou a qualidade assistencial prestada no hospital universitário, na perspectiva do paciente. Destacou-se igual e elevada avaliação da satisfação com enfermagem entre os grupos.
Abstract Objective: To analyze the patients’ satisfaction according to the form of hospital stay at a teaching hospital. Methods: Cross-sectional study involving 366 patients over 18 years of age, hospitalized at clinical and surgical wards between January and June 2014, whose outcome was discharge within 15 and 30 days. The Mann-Whitney test was applied to analyze independent samples for intergroup comparison. Results: In total, 99.4% of the patients hospitalized through the emergency service and 98.4% of the inpatients were satisfied and highly satisfied, with mean satisfaction rates of 5.66 and 5.55, respectively. The mean satisfaction score was higher on all attributes for the emergency group. The intergroup comparison of the Nursing team attributes and general satisfaction did not demonstrate statistical significance. Conclusion: The patients’ high level of satisfaction with the health service evidenced the quality of care at the teaching hospital from the patient’s perspective. The same high assessment of the satisfaction with nursing was found between the groups.
Contido em Acta paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 29, n.1 (2016), p. 17-25
Assunto Auditoria em enfermagem
Mecanismos de avaliação da assistência à saúde
Qualidade da assistência à saúde
Satisfação do paciente
Serviço hospitalar de enfermagem
[en] Nursing audit
[en] Nursing service
[en] Patient satisfaction
[en] Quality of health care
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142308
Arquivos Descrição Formato
000992775.pdf (452.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.