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dc.contributor.authorMolina, Karine Lorenzenpt_BR
dc.contributor.authorMoura, Gisela Maria Schebella Souto dept_BR
dc.date.accessioned2016-06-08T02:09:07Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0103-2100pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142308pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Analisar a satisfação dos pacientes de acordo com a forma de internação em hospital universitário. Métodos: Estudo transversal realizado com 366 pacientes com mais de 18 anos, internados em unidades clínicas e cirúrgicas no período de janeiro a junho de 2014, cujo desfecho tenha sido a alta entre 15 e 30 dias. Teste Mann-Whitney foi realizado para analisar amostras independentes para comparação entre os grupos. Resultados: Estiveram satisfeitos e muito satisfeitos com o atendimento recebido 99,4% dos pacientes internados pela emergência e 98,4% dos internados pela admissão, apresentando médias de satisfação de 5,66 e 5,55, respectivamente. A média de satisfação foi mais elevada em todos os atributos para o grupo da emergência. A comparação entre grupos dos atributos da equipe de Enfermagem e satisfação geral não demonstrou significância estatística. Conclusão: O elevado nível de satisfação dos pacientes com o serviço de saúde evidenciou a qualidade assistencial prestada no hospital universitário, na perspectiva do paciente. Destacou-se igual e elevada avaliação da satisfação com enfermagem entre os grupos.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To analyze the patients’ satisfaction according to the form of hospital stay at a teaching hospital. Methods: Cross-sectional study involving 366 patients over 18 years of age, hospitalized at clinical and surgical wards between January and June 2014, whose outcome was discharge within 15 and 30 days. The Mann-Whitney test was applied to analyze independent samples for intergroup comparison. Results: In total, 99.4% of the patients hospitalized through the emergency service and 98.4% of the inpatients were satisfied and highly satisfied, with mean satisfaction rates of 5.66 and 5.55, respectively. The mean satisfaction score was higher on all attributes for the emergency group. The intergroup comparison of the Nursing team attributes and general satisfaction did not demonstrate statistical significance. Conclusion: The patients’ high level of satisfaction with the health service evidenced the quality of care at the teaching hospital from the patient’s perspective. The same high assessment of the satisfaction with nursing was found between the groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofActa paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 29, n.1 (2016), p. 17-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiço hospitalar de enfermagempt_BR
dc.subjectPatient satisfactionen
dc.subjectMecanismos de avaliação da assistência à saúdept_BR
dc.subjectNursing serviceen
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectNursing auditen
dc.subjectQualidade da assistência à saúdept_BR
dc.subjectQuality of health careen
dc.subjectAuditoria em enfermagempt_BR
dc.titleA satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitáriopt_BR
dc.title.alternativePatient satisfaction according to the form of hospital stay at a teaching hospital en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000992775pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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