Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBossle, Marilia Bonzaninipt_BR
dc.contributor.authorPacheco, Natália Araújopt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Uiara Gonçalves dept_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Marcia Dutra dept_BR
dc.date.accessioned2016-06-08T02:09:21Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2447-7451pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142318pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é investigar a infl uência do país de origem na atitude e na intenção de compra dos brasileiros em relação a roupas de tecido ecoinovador. Para tanto, foram conduzidos dois estudos. O primeiro, exploratório, identifi cou percepções quanto à qualidade de roupas produzidas em diferentes países. O segundo, de natureza experimental, avaliou atitude e intenção de compra em relação a roupas de tecido ecoinovador produzidas nesses países. Nesse sentido, os resultados apontam atitude e intenção de compra positivas em relação ao produto ecoinovador. Porém, o interesse por esse produto não está associado ao país de origem. A falta de suporte empírico para as hipóteses sugere que fatores intrínsecos, como a característica ecológica do produto, ainda são mais importantes que o país de origem, que, por sua vez, torna-se menos relevante com a crescente globalização da produção e do consumo. Dessa forma, empresas do setor têxtil podem buscar diferenciação estratégica e competitividade ao estabelecerem sua produção no país que considerarem mais adequado (sem preocupação com a imagem do país de origem) enquanto focam em ecoinovações. Verifi cou-se também que a ecoinovação na produção têxtil e a infl uência do país de origem não tinham sido investigadas anteriormente em um mesmo estudo. Embora ainda não confi rmada, a infl uência do país de origem nas atitudes e intenções de compra, os resultados são relevantes em termos teóricos e gerenciais.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research is to investigate the infl uence of country of origin on Brazilian’s attitude and purchase intention regarding eco-innovative textile clothing. In order to do that, two studies were conducted. The fi rst one, exploratory, identifi ed perceptions about the quality of clothing produced in different countries. The second one, experimental in nature, evaluated attitude and purchase intention regarding eco-innovative textile clothing produced in such countries. Results indicate positive attitude and purchase intention towards the eco-innovative product. However, the interest in this product is not associated with the country of origin. The lack of empirical support for the hypotheses suggests that intrinsic factors such as the product ecological characteristic still are more important than the country of origin, which in turn becomes less relevant with the increasing production and consumption globalization. Thus textile sector fi rms may pursue strategic differentiation and competitiveness by establishing their production in the country they consider better to do it (without concerns about the country of origin image) while focusing on eco-innovations. Eco-innovation in textile production and the infl uence of country of origin have not been investigated in a same study before. Although the infl uence of country of origin on attitudes and purchase intentions was not confi rmed, the results are relevant for theory and practice.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIJBMkt - International Journal of Business & Marketing. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2015), p. 28-42pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCountry of originen
dc.subjectEcoinovaçãopt_BR
dc.subjectEcologia : Administraçãopt_BR
dc.subjectEco-innovationen
dc.subjectInovação de produtospt_BR
dc.subjectEcological productsen
dc.subjectInnovationen
dc.titleRoupas com apelo ecoinovador : o pais de origem é importante?pt_BR
dc.title.alternativeEco-innovative textile clothing : Is Country of Origin Important?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000992697pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples