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Marketing de relacionamento no Banco do Brasil no mercado das micro e pequenas empresas de Serafina Corrêa

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Marketing de relacionamento no Banco do Brasil no mercado das micro e pequenas empresas de Serafina Corrêa

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Título Marketing de relacionamento no Banco do Brasil no mercado das micro e pequenas empresas de Serafina Corrêa
Autor Bortolini, Valdirene
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
Motivação : Trabalho
Resumo O objetivo principal deste trabalho foi apurar como está atualmente o marketing de relacionamento do Banco do Brasil com as micro e pequenas empresas de Serafina Corrêa. Compará-lo com o relacionamento desses clientes com a concorrência, e levantar opiniões sobre o que pode ser feito a fim de melhorá-lo foram objetivos secundários. A maioria dos grandes bancos que atuam no mercado brasileiro utilizam estratégias de relacionamento para maximizar a rentabilidade de seus clientes pessoa jurídica, e o Banco do Brasil não foge a esta realidade. Para micro e pequenas empresas observa-se um número maior de soluções massificadas e automatizadas para ganhos de escala e de eficiência. Cabe destacar o papel cada vez mais importante da tecnologia nas estratégias de relacionamento e venda e da capacitação dos gerentes responsáveis pelo atendimento. Para a realização do presente trabalho foi utilizada uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa com o método de entrevista em profundidade. Foram entrevistados dez dirigentes de micro e pequenas empresas clientes do Banco do Brasil da Agência de Serafina Corrêa e dois interlocutores responsáveis pelo atendimento na agência. As entrevistas foram elaboradas com base na escala de Wilson & Vlosky (1997). Também realizou-se a coleta de dados secundários diretamente no sistema de informações do Banco do Brasil. Como principal resultado podemos citar que os construtos da confiança e do comprometimento encontravam-se bem consolidados no relacionamento.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14233
Arquivos Descrição Formato
000649813.pdf (239.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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