Repositório Digital

A- A A+

Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde

.

Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
Outro título Monitors' perception on education program for interprofessional healthcare work - PET-health
Outro título Percepción de los monitores sobre la influencia del programa de educación por el trabajo en la formación en salud
Autor Bortoletti, Ana Paula Gossmann
Duarte, Êrica Rosalba Mallmann
Ferla, Alcindo Antônio
Ferreira, Gimerson Erick
Guterres, Miriam Thaís
Resumo Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado
Abstract Objective: This study sought to ascertain the influence of the PET-management programme, as perceived by monitors, on healthcare training and on their personal, academic and professional development. Methods: In this exploratory, qualitative, descriptive study, data was collected through open-ended or in-depth interviews of 14 monitors of the PET-management programme and analysed using content analysis. Results: The data revealed that these monitors' situation in the field favours learning by problematising and can help produce critical, proactive, autonomous professionals with a more comprehensive view of the healthcare system. Conclusion: Measures that strengthen interaction between academia and care settings and foster knowledge production where all the actors involved in health production meet should be continued.
Resumen Objetivo: Conocer la influencia del PET - Gestión en la Percepción de Monitores con relación a la formación en salud y la influencia del programa en su desarrollo personal, académico y profesional. Métodos: Investigación exploratoria y descriptiva, con enfoque cualitativo. Participaron 14 monitores del PET Gestión. Se utilizó la técnica de entrevista abierta o en profundidad para la recolección de los datos. El análisis se ha producido mediante el Análisis de Contenido. Resultado: La inserción de estos monitores en los campos de actuación favorece el aprendizaje problematizado, pudiendo posibilitar la formación de profesionales críticos, proactivos, autónomos y con una visión más amplia sobre las redes de salud. Conclusión: Se necesita la continuación de acciones que refuercen el encuentro de la academia con los escenarios de desarrollo del cuidado y la producción de conocimientos donde se encuentran todos los actores que hacen parte del proceso de producción de la salud.
Contido em Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.2 (abr./jun. 2016), p. 254-260
Assunto Educação em saúde
Política de saúde : Brasil
Recursos humanos em saúde
Serviços de saúde
[en] Health education
[en] Health human resources
[en] Health policy
[en] Health services
[es] Educación en salud
[es] Política de salud
[es] Recursos humanos en salud
[es] Servicios de salud
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142334
Arquivos Descrição Formato
000992630.pdf (385.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.