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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBortolini, Valdirenept_BR
dc.date.accessioned2008-10-03T04:13:05Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14233pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho foi apurar como está atualmente o marketing de relacionamento do Banco do Brasil com as micro e pequenas empresas de Serafina Corrêa. Compará-lo com o relacionamento desses clientes com a concorrência, e levantar opiniões sobre o que pode ser feito a fim de melhorá-lo foram objetivos secundários. A maioria dos grandes bancos que atuam no mercado brasileiro utilizam estratégias de relacionamento para maximizar a rentabilidade de seus clientes pessoa jurídica, e o Banco do Brasil não foge a esta realidade. Para micro e pequenas empresas observa-se um número maior de soluções massificadas e automatizadas para ganhos de escala e de eficiência. Cabe destacar o papel cada vez mais importante da tecnologia nas estratégias de relacionamento e venda e da capacitação dos gerentes responsáveis pelo atendimento. Para a realização do presente trabalho foi utilizada uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa com o método de entrevista em profundidade. Foram entrevistados dez dirigentes de micro e pequenas empresas clientes do Banco do Brasil da Agência de Serafina Corrêa e dois interlocutores responsáveis pelo atendimento na agência. As entrevistas foram elaboradas com base na escala de Wilson & Vlosky (1997). Também realizou-se a coleta de dados secundários diretamente no sistema de informações do Banco do Brasil. Como principal resultado podemos citar que os construtos da confiança e do comprometimento encontravam-se bem consolidados no relacionamento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectMotivação : Trabalhopt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento no Banco do Brasil no mercado das micro e pequenas empresas de Serafina Corrêapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649813pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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