Repositório Digital

A- A A+

O programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (PRONAF) em Ubiratã-PR

.

O programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (PRONAF) em Ubiratã-PR

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (PRONAF) em Ubiratã-PR
Autor Marciniuk, Zelite Ledo da Silva
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Agricultura familiar
Banco do Brasil.
Crédito agrícola
Financiamento
Política agrária
Resumo A agricultura familiar vem ganhando força a cada ano. Este fato se deve ao reconhecimento da sua importância impulsionada pelo debate sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local. A formulação de políticas específicas para esse segmento agrícola tornou-se de fundamental importância dada a dimensão que ocupa na economia brasileira e pela dificuldade, por parte dos agricultores que integram essa categoria, de obtenção de crédito para a produção. Neste contexto, foi que o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) foi implementado trazendo como objetivo principal o fortalecimento e a valorização do agricultor familiar, visando integrá-lo à cadeia de agronegócios e proporcionar-lhe aumento de renda e agregação de valor ao produto e à propriedade, mediante sua profissionalização e modernização do sistema produtivo. Com o intuito de contribuir para o debate das políticas agrícolas voltadas para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil, este trabalho analisou a eficácia do Pronaf em gerar renda e melhoria de condições de vida para os agricultores familiares, através de um estudo de caso no município de Ubiratã – PR. O método utilizado na avaliação foi o estudo de caso, com pesquisa documental e pesquisa de campo realizada com base em depoimentos, entrevistas e questionários envolvendo os atores municipais (agricultores familiares, gerente e funcionários da Agencia 0747-1 do BB, Sindicato dos trabalhadores rurais, Emater e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) na implantação e operacionalização do PRONAF. Com o desenvolvimento do presente estudo constatou-se que o Banco do Brasil continua sendo o principal agente financeiro do Pronaf e suporte para muitos agricultores familiares e que o Pronaf, em sua concepção, incentiva a organização dos agricultores e a participação em eventos que possibilita a sua capacitação. Em síntese, o crédito do Pronaf proporciona um nível mais elevado de renda, o aumento do patrimônio familiar, garantindo não apenas a sobrevivência, mas a melhoria na qualidade de vida do agricultor e colaborando para o desenvolvimento do município.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14235
Arquivos Descrição Formato
000649546.pdf (260.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.