O estatuto teórico do "sentido estético" : (a propósito de Hölderlin)
Visualizar/abrir
Data
1998Tipo
Resumo
Esse artigo trata do conceito de Hölderlin de ‘sentido estético’ através de sua tradução dos diálogos entre Antígona e Creon em Antígona de Sófocles. As curiosas alterações aparentemente irregulares dessa versão alemã serão explicadas e justificadas através da relação complexa entre essas e elementos significantes de outras partes dramáticas e líricas da tragédia. Essa elucidação mostrará que Hölderlin considera argumentos discursivos como “partes” de uma totalidade “ritmicamente” organizada qu ...
Esse artigo trata do conceito de Hölderlin de ‘sentido estético’ através de sua tradução dos diálogos entre Antígona e Creon em Antígona de Sófocles. As curiosas alterações aparentemente irregulares dessa versão alemã serão explicadas e justificadas através da relação complexa entre essas e elementos significantes de outras partes dramáticas e líricas da tragédia. Essa elucidação mostrará que Hölderlin considera argumentos discursivos como “partes” de uma totalidade “ritmicamente” organizada que intuitivamente é compreendida como uma conexão global (unendlicherer Zusammenhang). ...
Abstract
“This article approaches Hölderlins concept of the ‘aesthetical sense’ through his translation of the dialogues between Antigone and Creon in Sophocles’ Antigone. The curious, apparently irregular alterations of this German version will be explained and justified through their complex relationship with significant elements in the other dramatic and lyrical parts of the tragedy. This elucidation will show that Hölderlin understands discursive arguments as “parts” of a “rhythmically” organized to ...
“This article approaches Hölderlins concept of the ‘aesthetical sense’ through his translation of the dialogues between Antigone and Creon in Sophocles’ Antigone. The curious, apparently irregular alterations of this German version will be explained and justified through their complex relationship with significant elements in the other dramatic and lyrical parts of the tragedy. This elucidation will show that Hölderlin understands discursive arguments as “parts” of a “rhythmically” organized totality which is intuitively apprehended as an overall connection (unendlicherer Zusammenhang).” ...
Contido em
Analytica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 3, n. 2 (1998), p. 157-196
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39123)Ciências Humanas (6674)
Este item está licenciado na Creative Commons License