Repositório Digital

A- A A+

Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema

.

Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
Outro título Teacher education and the development of skills for using the problem solving methodology
Autor Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Resumo Neste artigo apresentamos uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo foi fornecer ao professor da área de Ciências da Natureza subsídios teóricos e práticos para o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas. A abordagem está fundamentada em Larry Laudan, John Dewey e Jerome Bruner, de forma a discutir aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas. Os problemas produzidos pelos professores foram analisados conforme a área a que pertencem os conteúdos desenvolvidos e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. Os resultados obtidos na formação foram o aprofundamento do conhecimento teórico do professor da Educação Básica, a produção de material didático, a reflexão sobre a própria prática profissional e a utilização de metodologias alternativas de ensino.
Abstract In this article we present a teacher training experience developed at an in-service training for Basic Education. The purpose was to provide the Science Education teachers with theoretical and practical background to work with Problem-Solving Methodology. The approach is based on the theories presented by Larry Laudan, John Dewey and Jerome Bruner, in order to discuss epistemological, pedagogical and psychological aspects of Problem-Solving. The problems developed by the participant teachers were analyzed according to their respective scientific areas, to the contents developed, as well as a set of dichotomies reported in the literature. The results of the training were the deepening of the theoretical knowledge of Basic Education teachers, the development of teaching material, the reflection on their professional practice, and the use of alternative teaching methodologies.
Contido em Revista Conexao UEPG. Ponta Grossa. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2016), 54-67
Assunto Formação de professores
Resolução de problemas
[en] Learning science
[en] Problem-Solving Methodology
[en] Science Education
[en] Teacher Training
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142443
Arquivos Descrição Formato
000992445.pdf (556.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.