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Matemática para a cidadania : discursos curriculares sobre educação matemática para surdos

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Matemática para a cidadania : discursos curriculares sobre educação matemática para surdos

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Título Matemática para a cidadania : discursos curriculares sobre educação matemática para surdos
Outro título Mathematics for citizenship: curriculum discourses about mathematics educatiin for deaf
Outro título Matemática para ciudadanos: discursos curriculares sobre la enseñanza de matematica para sordos.
Autor Alberton, Bruna Fagundes Antunes
Thoma, Adriana da Silva
Resumo Neste artigo analisamos os discursos sobre Educação Matemática e como eles constituem as práticas desenvolvidas com alunos surdos. Como material de análise consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da área de Matemática para o Ensino Fundamental e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de três escolas para surdos. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Michel Foucault (1996). Também dialogamos com Viana e Barreto (2014) e Borges e Nogueira (2013) para pensar sobre Educação Matemática, bem como com Hall (2000), Thoma e Klein (2010) e Thoma (2012) para discutir sobre identidades, diferença surda, currículo, cultura e poder. Nos PCN e PPPs analisados, é bastante presente o discurso de que sujeito surdo precisa construir conhecimentos matemáticos para se constituir um cidadão participativo, crítico, justo e autônomo. Assim, nosso recorte aqui, são os discursos sobre Matemática para a Cidadania.
Abstract This paper analyzes discourses about Mathematics Education and the way that they have constituted the practices developed with deaf students. As our analysis material, we considered both the National Curriculum Guidelines of the area of Mathematics for Elementary Education and the Political-Pedagogical Projects of three schools for the deaf. The analyses were grounded the notion of discourse developed by Michel Foucault (1996). We also established a dialogue with Viana & Barreto (2014) and Borges & Nogueira (2013) to think about Mathematics Education, and Hall (2000), Thoma & Klein (2010) and Thoma (2012) to discuss about identities, deaf difference, curriculum, culture and power. The discourse evidencing that the deaf subject should construct mathematical knowledges to become a participatory, critic, fair and autonomous citizen is often seen in the analyzed Guidelines and Projects. Therefore, our focus here is on the discourses about Mathematics for Citizenship.
Contido em Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2015), p. 218-239
Assunto Discurso
Estudos culturais
Identidade
Língua Brasileira de Sinais
Matemática
Surdo
[en] Brazilian Sign Language
[en] Cultural Studies
[en] Deaf Identities
[en] Discourse
[en] Mathematics Education for the Deaf
[es] Discurso
[es] Educación Matemática para Sordos
[es] Estudios Culturales
[es] Identidades Sordas
[es] Lengua Brasileña de Señales
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142449
Arquivos Descrição Formato
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