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Cotidiano terapêutico do adolescente que tem HIV/AIDS : ocupação em se cuidar e solicitude da família

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Cotidiano terapêutico do adolescente que tem HIV/AIDS : ocupação em se cuidar e solicitude da família

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Título Cotidiano terapêutico do adolescente que tem HIV/AIDS : ocupação em se cuidar e solicitude da família
Autor Ribeiro, Aline Cammarano
Padoin, Stela Maris de Mello
Paula, Cristiane Cardoso de
Motta, Maria da Graça Corso da
Resumo Investigação fenomenológica com objetivo de compreender o cotidiano terapêutico do adolescente que tem HIV/aids. Após a aprovação pelo Comitê de Ética, desenvolveu-se a entrevista, no período de dezembro de 2009 a maio de 2010, com 16 adolescentes que têm HIV/aids, faixa etária de 13 a 19 anos, assistidos pelo serviço de saúde e que conheciam os seus diagnósticos. O cenário é um hospital universitário no sul do Brasil, em três unidades: ambulatório pediátrico, adulto e obstétrico. Os depoimentos, analisados pelo método heideggeriano, revelaram que, em seu cotidiano terapêutico, o ser-adolescente: está determinado pela facticidade de ter HIV/aids; se mantém na ocupação uma vez que tem de se cuidar, tomando remédios, indo às consultas, se alimentando bem e fazendo exercícios. A solicitude da família está em conversar sobre a adolescência e ajudar no tratamento. A partir do olhar compreensivo, emerge a possibilidade do cuidado de enfermagem, pautado na dialogicidade com o adolescente e sua família, a fim de torná-lo protagonista de seu cuidado permanente.
Abstract Phenomenological investigation aimed to comprehend the therapeutic everyday of adolescents who have HIV/aids. After Ethics Committee approval, interviews were developed, from December 2009 to may 2010, with 16 adolescents that have HIV/aids, with ages between 13 and 19 years old, assisted by the health service and that were aware of their diagnosis. The setting is a university hospital in southern Brazil, in three units: pediatric, adult and obstetric ambulatories. The statements, analized under heideggerian method, revealed that, on their therapeutic everyday, being-teenager: is determined by the fact of having HIV/aids; being able to take care of one self, taking medication, going to consults, eating well and exercising. Family solitude is on talking about adolescence and helping on treatment. From a comprehensive look, it emerges a nursing care possibility, based on dialogue with adolescent and his/her family, in order to make him/her protagonist on his/her permanent care.
Resumen Investigación fenomenológica con el objetivo de comprender el cotidiano terapéutico del adolescente que tiene VIH/sida. Tras la aprobación por el Comité de Ética se desarrolló la entrevista, en el período de diciembre de 2009 a mayo de 2010, con 16 adolescentes que tienen VIH/sida, faja etaria de 13 a 19 años, asistidos por el servicio de salud y que conocían sus diagnósticos. El escenario es un hospital universitario en el sur de Brasil, en tres unidades: ambulatorio pediátrico, adulto y obstétrico. Las declaraciones, analizadas por el método heideggeriano, revelaron que, en su cotidiano terapéutico, el ser-adolescente: está determinado por la facticidad de tener VIH/sida; se mantiene en la ocupación una vez que tiene de cuidarse, tomando remedios, yendo a las consultas, alimentándose bien y haciendo ejercicios. La solicitud de la familia está en hablar sobre la adolescencia y ayudar en el tratamiento. A partir de una mirada comprensiva, emerge la posibilidad del cuidado de enfermería pautado en la dialogicidad con el adolescente y su familia, a fin de tornarlo protagonista de su cuidado permanente.
Contido em Ciência, cuidado e saúde. Maringá. Vol. 12, n.1 (jan./mar. 2013), p. 139-145
Assunto Enfermagem pediátrica
Família
Saúde do adolescente
Síndrome da imunodeficiência adquirida : Adolescência
[en] Acquired Immunodeficiency Syndrome
[en] Adolescent health
[en] Family
[en] Nursing care
[en] Pediatric nursing
[es] Cuidados de Enfermería
[es] Salud del Adolescente
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142456
Arquivos Descrição Formato
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