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Educação infantil : tempo integral ou educação integral?

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Educação infantil : tempo integral ou educação integral?

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Título Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
Autor Barbosa, Maria Carmen Silveira
Richter, Sandra Regina Simonis
Delgado, Ana Cristina Coll
Resumo No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.
Contido em Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 31, n. 4 (out./dez. 2015), p. 95-119
Assunto Creche
Educação infantil
Educação integral
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142504
Arquivos Descrição Formato
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