Repositório Digital

A- A A+

Barreiras e fatores críticos de sucesso relacionados à aplicação da produção mais limpa no Brasil

.

Barreiras e fatores críticos de sucesso relacionados à aplicação da produção mais limpa no Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Barreiras e fatores críticos de sucesso relacionados à aplicação da produção mais limpa no Brasil
Autor Vieira, Letícia Canal
Orientador Amaral, Fernando Goncalves
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Desenvolvimento sustentável
Produção mais limpa
[en] Framework
[en] Pollution prevention
[en] Principal component analysis
[en] Survey
Resumo Em um contexto atual de busca pelo desenvolvimento sustentável, surge a necessidade de alteração de mentalidades e práticas. A Produção mais Limpa figura como um dos exemplos de iniciativa compatível com essa demanda. Seu objetivo é que sejam considerados previamente os efeitos negativos dos processos produtivos, fazendo com que seja reduzido o desperdício e a geração de poluentes. Mesmo estando de acordo com as aspirações atuais de busca por uma produção industrial mais sustentável, sua disseminação não ocorreu de forma satisfatória. Esta dissertação visa contribuir para a compreensão das barreiras para a aplicação da Produção mais Limpa, bem como identificar quais fatores devem estar presentes para que se atinja o sucesso na sua adoção, possibilitando a geração de uma proposta de framework. Para atingir os objetivos propostos um instrumento de pesquisa foi criado com base na literatura e entrevistas com profissionais. Com esse instrumento foi executada uma survey com profissionais que possuem envolvimento com a temática de Produção mais Limpa, atingindo-se um total de 185 respondentes. A partir dos resultados da análise de componentes principais, ficou evidenciado que os fatores mais cruciais dizem respeito à organização, estando relacionados com a visão, a cultura, o planejamento estratégico e os subsídios para a implantação da Produção mais Limpa, que constituíram na primeira e segunda componentes da análise. No caso das barreiras, destaca-se a existência de uma visão e cultura organizacional inadequadas (primeira componente), seguido da falta de apoio externo (segunda componente). Também foram encontrados indícios de que pode haver uma má compreensão do conceito de Produção mais Limpa, além de uma educação ambiental inadequada. Ao analisarem-se as medidas que podem ser tomadas para que a Produção mais Limpa tenha sua aplicação de forma mais efetiva, percebe-se que o principal é o reposicionamento do ambiente externo como um forte incentivador da aplicação da Produção mais Limpa, abandonando a posição de destaque ao serem observadas as barreiras.
Abstract In t In the present context of pursuit for sustainable development, the need to alter mentalities and practices arises. Cleaner Production is an example of initiative compatible with this demand. Cleaner Production aims at considering beforehand negative effects of the productive process, reducing wastes and pollutant generation. This concept is aligned with current aspirations of pursuing for a more sustainable industrial production, but its dissemination did not occur in a satisfactory way. This dissertation seeks to contribute for comprehension of barriers to Cleaner Production application, as well as identify critical success factors that exist to achieve success in its adoption, making possible the conception of a framework proposal. To reach the proposed objectives a research instrument was created based on literature and interviews with professionals. With this instrument a survey was performed with professionals that work with Cleaner Production; a total of 185 responses were obtained. Results of the Principal Component Analysis made evident that critical factors are related with organization aspects, such as vision, culture, strategic planning and subsides for Cleaner Production implementation, that composed the first and second components. Regarding the barriers, it was emphasized the existence of an inadequate organizational vision and culture (first component), followed by lack of external support (second component). It was also found evidences that a mistaken comprehension of the Cleaner Production concept might exist, as well as an inappropriate environmental education. Considering measures that might be taken in order to disseminate Cleaner Production more effectively, it was noticed that is important to repositioning the external environment, making it a strong support in Cleaner Production applications, leaving behind a position of highlight when barriers are observed.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/142522
Arquivos Descrição Formato
000993389.pdf (1.392Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.