Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCenci, Daniellept_BR
dc.contributor.authorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorMackedanz, Luiz Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2016-06-10T02:10:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2447-9535pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142533pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de veri car qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse m, investigamos as produções acadê- micas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scienti c Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Disserta ções (BDTD) e ainda, zemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove, consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino de Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por m, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a survey of research conducted over the past seven years in order to verify what academic debate that currently exists in the country on the training of teachers, whose interventions are aimed towards teaching Decimal Numbering System. To this end, we investigate the academic productions in ve repositories: in the virtual library SciELO (Scienti c Electronic Library Online), in Journal Portal Capes, the Portal of the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP),the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and also made a search in the annals of the last ve editions of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM); and from this design were selected twenty-nine considered relevant to this study. We assume that this approach is a prerequisite for those who wish to investigate how the teachers are held interventions in this school. We conclude by pointing out the lack of research investigating about pedagogical interventions in the classroom regarding the teaching of mathematics in the early elementary school. Finally, we wish that this work can serve as an incentive for future reference and research on this topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPorandu : revista de divulgação científica em ciências exats e tecnológicas. Ponta Porã, MS. 2015. Vol. 1, n.1, (2015), p. 29-41pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleProduções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da artept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000992926pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples