Repositório Digital

A- A A+

Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem

.

Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem
Outro título Permanent education in the hospital context : the experience that brings new meaning to nursing care
Outro título Educación permanente en el contexto hospitalario : la experiencia que resignifica el cuidado en enfermería
Autor Flores, Giovana Ely
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
Zocche, Denise Antunes de Azambuja
Resumo O artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório- -descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais comsete enfermeiras que atuavamno Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem.
Abstract The article discusses the training process educator nurses get in the hospital context from the perspective of permanent education in health, highlighting the experiences that constituted this process, the meanings of the training, and the changes that took place in the development of nursing care based on meaningful learning. This was an exploratory, descriptive qualitative study developed through focus groups with seven nurses working in the Continuing Education Program in Nursing at a university hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2010, the light of the assumptions set forth under the National Policy of Permanent Education in Health. The thematic analysis of the content made using the NVivo 8.0 software for organizing and categorizing data. The results showed that the nurses' participation in the program resulted in opening to several changes in their work process and in the established teaching-learning modeling, expanding training concepts and spaces with an emphasis on collective learning at work and on it, which impacts nursing care.
Contido em Trabalho, educação & saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.2 (maio/ago. 2016), p. 487-504
Assunto Educação em saúde
[en] Continuing education
[en] Health education
[en] Learning
[en] Nursing education
[en] Professional practice
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142545
Arquivos Descrição Formato
000993593.pdf (211.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.