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dc.contributor.authorFlores, Giovana Elypt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa dept_BR
dc.contributor.authorZocche, Denise Antunes de Azambujapt_BR
dc.date.accessioned2016-06-11T02:08:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1678-1007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142545pt_BR
dc.description.abstractO artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório- -descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais comsete enfermeiras que atuavamno Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the training process educator nurses get in the hospital context from the perspective of permanent education in health, highlighting the experiences that constituted this process, the meanings of the training, and the changes that took place in the development of nursing care based on meaningful learning. This was an exploratory, descriptive qualitative study developed through focus groups with seven nurses working in the Continuing Education Program in Nursing at a university hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2010, the light of the assumptions set forth under the National Policy of Permanent Education in Health. The thematic analysis of the content made using the NVivo 8.0 software for organizing and categorizing data. The results showed that the nurses' participation in the program resulted in opening to several changes in their work process and in the established teaching-learning modeling, expanding training concepts and spaces with an emphasis on collective learning at work and on it, which impacts nursing care.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho, educação & saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.2 (maio/ago. 2016), p. 487-504pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectProfessional practiceen
dc.subjectLearningen
dc.titleEducação permanente no contexto hospitalar : a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagempt_BR
dc.title.alternativePermanent education in the hospital context : the experience that brings new meaning to nursing careen
dc.title.alternativeEducación permanente en el contexto hospitalario : la experiencia que resignifica el cuidado en enfermeríaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000993593pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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