Repositório Digital

A- A A+

Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line

.

Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
Autor Lopes, Daniel de Queiroz
Sommer, Luis Henrique
Schmidt, Saraí Patrícia
Resumo Frente à constante transformação do cenário tecnológico, ao invés da formação focada no uso aplicado e restrito das tecnologias digitais, é preciso criar e disseminar metodologias que se articulem aos saberes e práticas próprias da docência, articulando proposições teóricas e epistemológicas que não sigam o ritmo de obsolescência imposto pelo mercado tecnológico. O presente ensaio teórico visa apresentar e constituir uma discussão em torno da ideia de curadoria como um conceito e uma estratégia para a docência on-line no sentido de favorecer práticas de ensino e de aprendizagem a favor da autoria docente e da socialização dos saberes. Numa perspectiva teórico-metodológica, consideramos a comunicação, a mobilidade, o hibridismo tecnológico e a liberação do polo da emissão como elementos chave que podem sustentar a curadoria como prática de socialização e mediação de saberes, carregando de potência as experiências de aprendizagem no contexto da educação on-line.
Abstract Faced with constantly changing technological scenario, instead of training focused on applied and restricted use of digital technologies, it is necessary to create and disseminate methodologies that are linked to their own knowledge and practices of teaching, combining theoretical and epistemological propositions that do not follow the pace of technological obsolescence imposed by the market. This theoretical essay aims to present and provide a discussion around the idea of curatorship as a concept and a strategy for online teaching in order to improve teaching and learning practices in favor of teachers authoring and socialization of knowledge. In a theoretical-methodological perspective, we consider communication, mobility, technological hybridism and release of emission pole as key elements that could sustain curatorship as a practice of socialization and mediation of knowledge, enhancing the learning experiences in the context of online education.
Resumen Ante a la transformación constante del escenario tecnológico, en lugar de la formación centrada en el uso aplicado y restringido de las tecnologías digitales, es necesario crear y difundir metodologías que estén vinculadas a sus propios conocimientos y prácticas docentes, la combinación de propuestas teóricas y epistemológicas que no siguen el ritmo de obsolescencia tecnológica impuesta por el mercado. Este trabajo teórico tiene como objetivo presentar y proporcionar una discusión en torno a la idea de curaduría como un concepto y una estrategia para la docencia online, para favorecer las prácticas de enseñanza y de aprendizaje en favor de la autoría docente y la socialización de los saberes. Desde una perspectiva teórico-metodológica, consideramos que la comunicación, la movilidad, la hibridez tecnológica y la liberación del polo de emisión como elementos clave que pueden sustentar la curaduría como práctica de socialización y mediación de los saberes, llevando potencia a las experiencias de aprendizaje en el contexto de la educación online.
Contido em Educação & linguagem : revista do Centro de Ciências da Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 54-72
Assunto Prática pedagógica
Professor
Tecnologia digital
[en] Curatorship
[en] Digital technologies
[en] On-line Education
[en] Pedagogical Practices
[en] Teaching
[es] Curaduría
[es] Educación en Línea
[es] Enseñanza
[es] Prácticas Pedagógicas
[es] Tecnologías Digitales
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142559
Arquivos Descrição Formato
000993876.pdf (304.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.