Repositório Digital

A- A A+

Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais

.

Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais
Outro título Dynamic map & free text : a new approach of educational practices
Autor Pastoriza, Bruno dos Santos
Loguercio, Rochele de Quadros
Resumo Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, trabalhados aqui como os textos e mapas conceituais, que partem em busca de um caráter mais significativo, inspirado na teoria ausubeliana, permitindo, por meio da ferramenta computacional, o aumento de sua interação e expansão a outras fronteiras como as do mundo multidimensional. Com base nestes avanços, este artigo apresenta abordagens diferenciadas, articuladas com a visão epistêmica do filósofo da ciência Gaston Bachelard às práticas educacionais tradicionais referentes ao uso de textos e mapas conceituais, principalmente quando aplicados em temas relacionados às ciências, a fim de trazer à tona mais uma possibilidade de trabalho no meio educacional.
Abstract Recently the impact of the technological progress applied to education contributed to the improvement of methodologies used on teaching. A reflex of that is based on the improvement of educational instruments, worked here as texts and conceptual maps, that seek a more significant character, inspired in the Ausubel’s theory, allowing, by computational tool, the increase in interaction and expansion to other frontiers, as for instance to the multidimensional world. Thus, based on these progresses, differentiated approaches are presented according to the epistemological view of Gaston Bachelard, philosopher of science. They are applied to the traditional educational practices referring to the use of texts and conceptual maps, mainly when applied to topics related to science, so that one more possibility of work can be brought up in the educational environment.
Contido em Ciência da informação. Brasília. vol. 38, n. 1 (jan./abr. 2009), p. 134-141
Assunto Ciências
Educação
Ensino de ciências
Mapa conceitual
Pratica educativa
[en] Conceptual map
[en] Differenced approach
[en] Text tool
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142571
Arquivos Descrição Formato
000701872.pdf (212.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.