Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPastoriza, Bruno dos Santospt_BR
dc.contributor.authorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2016-06-11T02:09:07Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0100-1965pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142571pt_BR
dc.description.abstractMais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, trabalhados aqui como os textos e mapas conceituais, que partem em busca de um caráter mais significativo, inspirado na teoria ausubeliana, permitindo, por meio da ferramenta computacional, o aumento de sua interação e expansão a outras fronteiras como as do mundo multidimensional. Com base nestes avanços, este artigo apresenta abordagens diferenciadas, articuladas com a visão epistêmica do filósofo da ciência Gaston Bachelard às práticas educacionais tradicionais referentes ao uso de textos e mapas conceituais, principalmente quando aplicados em temas relacionados às ciências, a fim de trazer à tona mais uma possibilidade de trabalho no meio educacional.pt_BR
dc.description.abstractRecently the impact of the technological progress applied to education contributed to the improvement of methodologies used on teaching. A reflex of that is based on the improvement of educational instruments, worked here as texts and conceptual maps, that seek a more significant character, inspired in the Ausubel’s theory, allowing, by computational tool, the increase in interaction and expansion to other frontiers, as for instance to the multidimensional world. Thus, based on these progresses, differentiated approaches are presented according to the epistemological view of Gaston Bachelard, philosopher of science. They are applied to the traditional educational practices referring to the use of texts and conceptual maps, mainly when applied to topics related to science, so that one more possibility of work can be brought up in the educational environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência da informação. Brasília. vol. 38, n. 1 (jan./abr. 2009), p. 134-141pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectConceptual mapen
dc.subjectPratica educativapt_BR
dc.subjectText toolen
dc.subjectDifferenced approachen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleMapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionaispt_BR
dc.title.alternativeDynamic map & free text : a new approach of educational practicesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000701872pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples