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Desempenho de criança bilíngue com dislexia do desenvolvimento em tarefas de memória de trabalho fonológica e fluência verbal : um estudo de caso

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Desempenho de criança bilíngue com dislexia do desenvolvimento em tarefas de memória de trabalho fonológica e fluência verbal : um estudo de caso

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Título Desempenho de criança bilíngue com dislexia do desenvolvimento em tarefas de memória de trabalho fonológica e fluência verbal : um estudo de caso
Autor Linden, Adriana Remiao
Orientador Corso, Helena Vellinho
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Neuropsicologia
Resumo São escassos os estudos sobre a avaliação neuropsicológica de estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem que estejam inseridos em um contexto bilíngue. O processo de identificação de possíveis dificuldades de aprendizagem e a avaliação subsequente de crianças educadas em um idioma diferente do de origem demandam instrumentos que possam ser utilizados independentemente do contexto linguístico. Este estudo de caso teve como objetivo descrever e comparar o desempenho de um menino bilíngue em três tarefas neuropsicológicas aplicadas na língua materna (português) e na língua de instrução (inglês). O participante apresenta dislexia de desenvolvimento e é estudante do quarto ano de escola internacional. Os resultados obtidos nas tarefas de fluência verbal fonológica e memória de trabalho fonológica foram semelhantes em português e inglês e estão de acordo com os referenciados na literatura para crianças disléxicas, que são inferiores aos de crianças típicas. Já em fluência verbal semântica, também houve semelhança entre os valores obtidos em português e em inglês, mas esta tarefa não diferenciou a criança disléxica dos resultados obtidos na literatura com crianças típicas. Conclui-se que o componente fonológico da memória de trabalho e a fluência verbal fonológica estão prejudicados na criança com dislexia, independentemente do idioma, pois são habilidades cognitivas subjacentes à leitura. Sugere-se que sejam realizados estudos com grupos de modo a comprovar se tarefas simples que avaliam estas habilidades e podem ser aplicadas em diferentes idiomas, como as aqui descritas, são capazes de discriminar crianças de risco para dislexia daquelas que estão passando por uma dificuldade transitória de aprendizagem em função do contexto bilíngue.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/142604
Arquivos Descrição Formato
000992928.pdf (147.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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