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dc.contributor.advisorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Renata Cony dept_BR
dc.date.accessioned2016-06-16T02:07:47Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142666pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trata da compreensão e caracterização do papel do design dentro de uma empresa de desenvolvimento de produtos digitais por meio do ponto de vista de membros das equipes de projetos e seus gestores. Uma das principais motivações para a condução do estudo provém do fato de que poucas pesquisas do tipo foram realizadas em âmbito regional e direcionadas a projetos digitais, a fim de explorar o tema. Pretende-se com a pesquisa, fornecer subsídios para um melhor aproveitamento dos benefícios do uso do design e das habilidades dos designers. A investigação foi conduzida, a partir de um estudo de caso realizado na empresa onde a pesquisadora atua também como designer e fundamentada sob uma perspectiva temporal dos papéis do design e do entendimento sobre o funcionamento de equipes multidisciplinares no processo de desenvolvimento de produtos digitais. Foram selecionados dois instrumentos de fundamentação teórica para análise dos resultados, a Design Ladder e a Taxonomia dos Papéis do Design. Por fim, apresenta-se uma discussão sobre a percepção do design pelos membros da equipe e concluiu-se que o nível de maturidade em design detectado no objeto de estudo encontra-se no segundo nível da Design Ladder: design como provedor de diferencial estético, embora seja percebido através dos discursos o desejo pelo terceiro nível, que trata o design como processo.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the understanding and characterization of the role of design in a digital product development company and through the point of view of members of the project teams and their managers. One of the main motivation for conducting this study is due to the fact that little research has been conducted at the regional level and oriented for digital products, in order to explore the topic, and also with the aim of providing subsidies to better exploit the benefits of the use of design and designers skills. The investigation was conducted from a case study in the company where the researcher works as a designer too and based on a temporal perspective of the roles of design and understanding of the functioning of multidisciplinary teams in the digital product development process. Two instruments were selected from the theoretical background in order to analyze the results: the Design Ladder and the Taxonomy of Roles Design. Lastly, a discussion is presented on the perception of design and was concluded that the ripeness level of design are in the second level of Design Ladder: design as esthetics, although it is perceived by the team speech a desire for reach the third level who treats design as a process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRole of designen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectProdutos digitaispt_BR
dc.subjectDigital productsen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectCross-functional teamsen
dc.subjectDesign ladderen
dc.subjectSkillsen
dc.titleCaracterizando o papel do design no desenvolvimento de produtos digitais através da percepção de uma equipe multidisciplinarpt_BR
dc.title.alternativeCharacterizing the role of design in the development of digital products through the perception of a multidisciplinary team en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000994235pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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