Digital Repository

A- A A+

Aplicação de controles internos em operações de crédito na prática

DSpace/Manakin Repository

Aplicação de controles internos em operações de crédito na prática

Show full item record

Statistics

Title Aplicação de controles internos em operações de crédito na prática
Author Santos, Mauri de Jesus Fagundes dos
Advisor Brodbeck, Angela Freitag
Date 2007
Level Specialization
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Subject Banco do Brasil.
Controle : Administração
Governança corporativa
Risco operacional
Abstract in Portuguese Iniciamos o presente trabalho abordando os Controles Internos fazendo resgate de outros estudos sobre suas origens e definições. Apresentando as principais metodologias existentes em controles internos, como o COSO com seus cinco componentes críticos: Ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação e monitoramento; o CoCo que é mais voltada para a alta administração, O SAS 55/78 mais voltado para as auditorias externas. São os controles internos que informam se os caminhos que estão sendo seguidos são os traçados pela administração ou pelos reguladores. Para controlar é preciso conhecer as Normas de Regulação Prudencial que são os parâmetros a serem observados pelas instituições financeiras, tendo em vista os riscos inerentes a atividade bancária, são essas normas que dão segurança e solidez ao sistema financeiro, apesar das vozes discordantes que argumentam em contrário. Á luz do Novo Acordo de Basiléia, ou Basiléia II, e sua preocupação com o risco operacional, apresento alguns conceitos de Governança Corporativa que abrange a gestão das Instituições Financeiras que por sua vez envolve os controles internos. Por fim com o estudo de caso demonstramos que a apesar de envolvimento de alta administração, criação de estrutura específica para gerenciamento e controle, falhas na área operacional, por risco de pessoas ou de processos, continuam a acontecer, mesmo com uma empresa que possui tradição na sua atividade.
Type Work completion of specialization
URI http://hdl.handle.net/10183/14272
Files Description Format View
000649901.pdf (403.6Kb) Texto parcial Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.