Repositório Digital

A- A A+

E-books infantis : projeto visual, interatividade e recursos gráfico-digitais

.

E-books infantis : projeto visual, interatividade e recursos gráfico-digitais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título E-books infantis : projeto visual, interatividade e recursos gráfico-digitais
Autor Fensterseifer, Thais Arnold
Orientador Teixeira, Fabio Goncalves
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Design digital
Design editorial
Literatura infantil
Livro eletrônico
[en] Children’s ebooks
[en] Digital design
[en] eBooks
Resumo Este trabalho propõe-se a estudar de que modo o projeto de e-books voltados a crianças em fase de alfabetização pode ser aprimorado, de modo a tirar melhor proveito dos recursos tecnológicos e, assim, melhorar a experiência de leitura infantil nesse contexto de ensino-aprendizagem. Para isso, expõe-se, inicialmente, um panorama geral sobre a popularização dos e-books e sobre a leitura em suporte digital. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica dividida em três partes principais: a primeira busca identificar características do público-alvo, suas capacidades e limitações no que diz respeito à leitura; a segunda trata do objeto e-book de maneira geral, envolvendo aspectos técnicos e de uso desse objeto digital; a terceira aborda o livro digital infantil, sob o enfoque do projeto gráfico-visual. Posteriormente, é realizada uma análise de similares, em que dez publicações digitais voltadas ao público infantil são observadas e analisadas. A partir dos dados obtidos até então, propõem-se algumas diretrizes preliminares de projeto, que são avaliadas por especialistas. A pesquisa define, por fim, diretrizes de projeto de e-books infantis, que permitam ao designer explorar de forma adequada os recursos tecnológicos, aprimorando a qualidade técnica dos livros digitais em contexto de alfabetização infantil.
Abstract This work studies how the project of ebooks aimed at children learning to read can be improved in order to take better advantage of technological resources and thus improve children's reading experience in this educational context. In order to do that, it begins with an overview of the ebook revolution. Afterward, a literature research, divided in three areas, is presented: the first aims to understand the target audience, their abilities and limitations with regard to reading; the second approaches the ebook, involving technical aspects and regarding the use of this digital object; the third addresses children’s ebooks under the focus of graphic design. Subsequently, an analysis on children’s books available in the market is performed on ten digital publications focused at children, which are observed and analyzed. From the data obtained so far, this work proposes some preliminary guidelines, which are evaluated by experts. The research proposes, finally, design guidelines for children's ebooks, enabling the designer to explore adequately the technological resources, and improving the technical quality of digital books in an educational context.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/142743
Arquivos Descrição Formato
000994791.pdf (51.87Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.