Repositório Digital

A- A A+

Modos e implicações do transitar na cidade contemporânea

.

Modos e implicações do transitar na cidade contemporânea

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modos e implicações do transitar na cidade contemporânea
Autor Alvares, Rita de Cassia Mendes
Orientador Sousa, Edson Luiz Andre de
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Acidentes de trânsito
Cidades : Aspectos sociais
Comportamento no trânsito
Relações sociais
Resumo Esta dissertação se propõe a discutir diferentes modos e implicações do transitar na cidade contemporânea. Aborda, inicialmente, de forma ampla, o transitar na cidade contemporânea. Examina, em seguida, as inter-relações existentes entre o trânsito e singularidades brasileiras, procurando identificar o conjunto complexo de parâmetros que envolvem as relações sociais no espaço do trânsito. Discute o posicionamento inicial da psicologia frente a estas questões, apontando para os limites da previsibilidade neste campo e para a necessidade de uma maior consideração da dimensão imprevisível das ações dos condutores na circulação urbana. Centra-se, ao final, nos acidentes de trânsito, a partir da análise de relatos de vivências no trânsito de Porto Alegre. A ordenação destes relatos bem como dos comentários da autora parte da diferenciação de três momentos, o Antes, o Durante e o Depois, em função da respectiva posição temporal de cada sujeito frente à possibilidade ou ao efetivo advento de um acidente.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/14278
Arquivos Descrição Formato
000655767.pdf (293.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.