Repositório Digital

A- A A+

Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores

.

Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores
Autor Model, Márcia Borges
Orientador Almeida, Dóris Bittencourt
Co-orientador Caetano, Márcia
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Afetividade
Dialética
Memória
Professor
[en] Affectivity
[en] Dialectic
[en] Memory
Resumo O presente trabalho tem como temas centrais a afetividade e o diálogo crítico. Investiga qual é o perfil de professor que traz marcas positivas às memórias das pessoas, tendo em vista, que, com base nos estudos decorrentes do curso destacando principalmente o estágio, já possuo uma idéia acerca do assunto: Que a afetividade e o diálogo crítico e questionador acerca da realidade concreta dos alunos são traços importantes e significativos de professores que são lembrados, de forma positiva, por seus ex-alunos. Com base nesta proposição, a pesquisa de campo visou pesquisar se isto realmente se comprovava. Para levantar o material empírico, foi utilizado como instrumento de pesquisa entrevista oral com 10 pessoas adultas, com idades entre 21 e 40 anos, com o ensino médio completo, moradores dos municípios de Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul. Os dados coletados foram registrados em diários de campo sujeitos à análise e reflexão. A partir dos dados empíricos, pude observar com este grupo de entrevistados que a afetividade é uma característica fundamental nas relações entre professores e alunos; a carga afetiva pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem assim como pode dificultá-lo, (como no caso do entrevistado „G‟), dependendo da forma como o professor conduz o seu trabalho. Oito pessoas lembraram, positivamente, de um professor que mais lhes chamou a atenção, ao longo dos estudos. Três entrevistados relataram situações de sala de aula onde o diálogo crítico se fazia muito presente quando estes eram alunos, como sendo aulas que mais se destacaram. No entanto, a afetividade e o diálogo crítico são aspectos que foram mencionados, significativamente, pelos ex-alunos como características de bons professores, onde a aprendizagem realmente se construiu. Estes conceitos são de grande utilidade na construção de conhecimentos duradouros devendo se fazer intensamente presentes nas aulas a fim de criar condições favoráveis ao aprendizado.
Abstract The present work has as central themes affectivity and critical dialogue. Investigate what is the profile of a teacher who gives positive marks to the memories of people in order that, based on studies mainly due course highlighting the stage, I already have an idea about it: That the affection and critical dialogue and questioning about the reality of the students are important and significant traces of teachers who are remembered in a positive way by his former students. Based on this proposition, the field research aimed to investigate if this really proves it. To raise the empirical data was used as a research tool oral interviews with 10 adults, aged between 21 and 40 years, with complete high school, people from the towns of Three Falls and South Morrinhos Data were recorded in field diaries subject to review and reflection. From the empirical data I have seen with this group of respondents that affection is a fundamental characteristic of relationships between teachers and students, the emotional charge may facilitate the process of teaching and learning and may hinder it, (as in interviewee 'G'), depending on how the teacher conducts its work. Eight people remembered positively, a teacher who called them the most attention over the studies. Three interviewees reported situations where the classroom was very critical dialogue is present when they were students, as classes that stood out. However, affection and dialogue are critical aspects that were mentioned significantly by former students as characteristics of good teachers, where learning is actually built. These concepts are useful in building enduring knowledge should be done in the intensely present lessons in order to create conditions conducive to learning.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142819
Arquivos Descrição Formato
000994202.pdf (323.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.