Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais

.

Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais
Autor Hendler, Maria Aparecida Evaldt Boff
Orientador Almeida, Dóris Bittencout
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aluno
Avaliação da aprendizagem
Professor
Séries iniciais
[en] Assessment
[en] Professor
[en] Student
Resumo O presente trabalho tem como tema central a avaliação nas séries iniciais. Mostra que não é nada fácil modificar o processo avaliativo, pois há muitos fatores envolvidos e, para que essa mudança se concretize, é necessário o apoio e a parceria de toda a comunidade escolar. Para discutir questões relacionadas ao assunto, destaco importantíssimos estudiosos como Jussara Hoffmann, Celso Vasconcellos, Pedro Demo, entre outros, que nos revelam como se encontra a avaliação escolar atualmente, e a maneira mais indicada de avaliar a aprendizagem do aluno, já que a forma como é avaliado influencia na sua formação e personalidade. A pesquisa empírica contou com entrevistas de alguns professores de séries iniciais para descobrir o que eles pensam a respeito do assunto. A partir destes dados, pude relacionar com as buscas científicas, se suas revelações estavam semelhantes ou distantes do que os teóricos dizem.
Abstract The present work is focused on the evaluation in the early grades. Shows that it is not easy to modify the evaluation process, because there are many factors involved and, for this change to happen, we need the support and partnership of the whole school community. To discuss issues related to the subject, I emphasize how very important scholars Jussara Hoffmann, Celso Vasconcellos, Pedro Demo, among others, which show how it is currently evaluating school, and better way of assessing student learning, since the way influence is evaluated on his training and personality. The empirical research had interviews with some teachers of the first to find out what they think about the matter. From these data, I could relate to scientific pursuits, whether his revelations were similar to or distant from what the theorists say.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142826
Arquivos Descrição Formato
000993637.pdf (1.459Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.