Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBatista, Neusa Chavespt_BR
dc.contributor.authorSargenti, Maria Gabriela Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T02:10:06Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142832pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma discussão sobre a construção do processo de alfabetização através do lúdico, relacionado a um estudo de caso observado durante o projeto de estágio curricular obrigatório realizado em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino. O trabalho inicia com a conceituação de ludicidade e sua aplicação no universo escolar – processo ensino e aprendizagem, escola e sala de aula. Discorre então sobre a caracterização do local onde o estudo de caso foi realizado e das propostas que foram desenvolvidas durante ele, privilegiando o lúdico no processo de aprendizagem da leitura e da escrita com diferentes abordagens. Para elucidar essas questões buscou apoio especialmente nos referenciais teóricos de Esther Pillar Grossi, Kátia Smole, Jean Piaget, Janet Moyles e Vigotsky. Após a análise dos resultados observou que o processo de alfabetização foi facilitado através da ludicidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleA construção do processo de alfabetização através do lúdicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGonzales, Simonept_BR
dc.identifier.nrb000993417pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples