Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Dóris Bittencoutpt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Gislaine Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T02:10:07Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142833pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho reflete o significado do termo ‘timidez’ e discute à luz de autores como Vygotsky e Carl Gustav Jung, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Vygotsky traz a contribuição da Psicologia Sociointeracionista, onde atribui às interações sociais entre os sujeitos, função fundamental para a construção de conhecimentos e da própria consciência. E Carl Gustav Jung através do seu estudo sobre os Tipos Psicológicos, traz a concepção de cada sujeito possui sua própria maneira de aprender, determinada pelo tipo de personalidade que possui. Assim, neste estudo investiga-se a possibilidade de existir relação entre timidez e aprendizagem; e, sugere-se, por fim, meios de a escola auxiliar seus alunos tímidos a se sentirem mais seguros na sala de aula. A pesquisa apoiou-se em entrevista realizada com alunos de uma turma de 8ª série de uma escola pública estadual do município de Três Cachoeiras, onde buscou-se identificar, quais indivíduos possuíam traços de timidez, em que momentos se sentiam mais retraídos e se acreditavam haver relação entre timidez e aprendizagem. Os dados coletados foram registrados em diários de campo e sujeitos à analise e reflexão. A partir da pesquisa de campo, foram levantadas categorias de comportamentos dos alunos no espaço escolar. Analisando tais categorias e refletindo sobre o comportamento destes alunos, conclui-se que apesar do aluno tímido por vezes se esquivar de atividades escolares, esta atitude não compromete a sua aprendizagem uma vez que estará agindo sobre o objeto de estudo mentalmente através da reflexão. Conclui-se também que a escola pode auxiliar seus alunos tímidos através da viabilização de atividades onde este aluno possa expressar-se naturalmente e consiga experimentar de suas reais capacidades a fim de superar as barreiras impostas pela timidez.pt_BR
dc.description.abstractThis work reflects the meaning of the term 'shyness' and discusses the light of authors such as Vygotsky and Carl Gustav Jung, as is learning for different individuals. Vygotsky brings the contribution of social interactions psychology, which attaches to social interactions among individuals, a function key to building knowledge and consciousness itself. And Carl Gustav Jung through his study of Psychological Types, brings the conception of each subject has its own way of learning, determined by the type of personality you have. Thus, this study investigates the possibility of a relationship between shyness and learning, and it is suggested, finally, means that the school help their shy students feel safer in the classroom. The research was based on interviews conducted with students in a class of 8ª graders from a public school in the city of Three Waterfalls, where we sought to identify which individuals possess traits of shyness, at which they felt more withdrawn and is believed there is a relationship between shyness and learning. The collected data were recorded in field diaries and subject to analysis and reflection. From the field research were raised categories of student behavior in school. Analyzing these categories and reflecting on the behavior of these students, it is concluded that although the student shy sometimes dodging school activities, this attitude does not compromise their learning as they will be acting on the object of study mentally through reflection. We also conclude that the school can help their shy students through activities where the viability of these students may express themselves naturally and try to get their true ability to overcome the barriers imposed by shyness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectShynessen
dc.subjectTimidezpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectTypologyen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTipologiapt_BR
dc.titleA timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Márcia Caetanopt_BR
dc.identifier.nrb000993424pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples