Repositório Digital

A- A A+

Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem

.

Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem
Autor Medeiros, Jucimara Jaeger Scheffer
Orientador Almeida, Dóris Bittencourt
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aluno
Metodologia
Prática pedagógica
Professor
Resumo Na educação, nos deparamos com metodologias diferentes, que entendemos ser ideais no processo ensino-aprendizagem. Este estudo tem por finalidade identificar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores ao trabalhar com uma nova metodologia, como a arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagem. Está fundamentado nas ideias de diferentes autores como Fagundes, Magdalena e Costa, Molin. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e utilizou-se de entrevista com dez professores da rede pública do município de Três Cachoeiras, com a finalidade de identificar as dificuldades e desafios apresentados pelos educadores. Além das entrevistas, desenvolveu-se uma comparação entre as metodologias, ensino por projetos, e projetos de aprendizagem. Ensino por projeto e projeto de aprendizagem são dois exemplos destas metodologias utilizadas pelos professores na sala de aula e apresentam características distintas, no que se refere ao agente no processo ensino-aprendizagem. O projeto de aprendizagem mesmo sendo uma maneira muito inteligente de despertar o interesse dos alunos para a construção do conhecimento ainda apresenta inquietações e certa resistência por parte de alguns professores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142836
Arquivos Descrição Formato
000993633.pdf (664.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.