Repositório Digital

A- A A+

Aplicabilidade de arquitetura pedagógica com alunos de quarta série

.

Aplicabilidade de arquitetura pedagógica com alunos de quarta série

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aplicabilidade de arquitetura pedagógica com alunos de quarta série
Autor D’Avila, Magali Brewda
Orientador Batista, Neusa Chaves
Co-orientador Gomes, Simone Gonzalez
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aluno
Construtivismo
Ensino fundamental
Prática pedagógica
Resumo O presente trabalho trata da aplicabilidade de uma ação pedagógica inovadora conhecida como Arquitetura Pedagógica. Proponho o estudo da aplicação desta prática, já utilizada com alunos de graduação na modalidade de EAD, com alunos de quarta série do ensino fundamental. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2010, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS com uma turma de 27 alunos e idades entre 9-12 anos. Esta análise de experiência da aplicabilidade de Arquitetura Pedagógica teve como objetivo promover a reflexão sobre as possibilidades de mudanças no processo de ensino-aprendizagem, considerando a construção do conhecimento a partir das experiências / vivências dos alunos. Arquitetura pedagógica pressupõe uma rede de interações e ações com o propósito de promover a construção da aprendizagem no aluno. Seguindo a linha do construtivismo, conforme Becker (2006), onde parte-se da idéia de que nada, a rigor, está pronto e acabado, a Arquitetura Pedagógica promove o resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, levando-os a construir um conhecimento científico que promoverá novos conhecimentos prévios. Este processo conta com o apoio de diversas tecnologias, assim como um trabalho colaborativo entre os alunos e a produção de textos de autoria. Neste trabalho busco evidências sobre a aplicabilidade ou não da prática da Arquitetura Pedagógica em um público específico: alunos de quarta série do ensino fundamental.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142837
Arquivos Descrição Formato
000993238.pdf (446.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.