Repositório Digital

A- A A+

O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos

.

O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
Autor Bernardes, Eliane Teresinha
Orientador Gil, Natália de Lacerda
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Aluno
Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
Letramento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O presente trabalho busca mostrar como os educandos jovens e adultos da EJA podem se beneficiar do uso das tecnologias da comunicação e da informação em seu processo de alfabetização e letramento. Teve como objetivo investigar sobre a tecnologia da informática como um recurso facilitador na aquisição de aprendizagens para os educandos alfabetizandos. A escola não pode ficar fora do mundo digitalizado e deve oferecer aos alunos que procuram alfabetização tardia, a oportunidade de serem incluídos nas tecnologias da informática. Por isso, esta pesquisa objetivou mostrar a importância de usar o computador na sala de aula. Para isto foram utilizadas as tecnologias da comunicação e da informação na turma de alfabetização etapa I e II em uma escola situada em um bairro de classe média baixa no município de Gravataí, no segundo semestre de 2010, num período de nove semanas. A turma era composta por oito alunos, sendo que três destes educandos eram alunos com dificuldades de aprendizagens, casos de inclusão e todos objetivavam apenas ler e escrever. Esta monografia visa comprovar a importância de os alunos jovens, adultos e idosos adquirirem conhecimentos da informática para serem usados em seu cotidiano, já que o mundo está digitalizado e estes educandos não podem ficar à margem deste processo. O computador é um recurso que facilita a escrita e a leitura do educando jovem e adulto na etapa de alfabetização, pois estes se sentem mais seguros e a autoestima se eleva, sentem-se incluídos e participativos em suas próprias aprendizagens e na aprendizagem dos colegas, firmando-se assim uma educação colaborativa e cooperativa. A internet instiga o educando a pesquisa e a aventurar-se em outros saberes, além da comunicação que a rede oferece, fazendo com que o educando troque conhecimentos. A internet também funciona como forma de entretenimento para os educandos que adquirem conhecimentos de forma prazerosa. Dar significado às aprendizagens e incluir os alunos desta turma nas tecnologias da comunicação e da informação foi o diferencial na alfabetização e letramento, pois além de ler e escrever, os alunos adquiriram conhecimentos de informática, conquistando mais independência em seu dia a dia no que se refere a usar as novas tecnologias. Esta pesquisa vem provar que todos podem ser inseridos no mundo digital, não importando a idade e nem tampouco a condição de ainda não estarem alfabetizados, pois o computador é um significativo recurso para a aquisição destas aprendizagens e provoca o educando a obter mais conhecimentos em diferentes áreas. Oportunizar aos educandos da EJA a aquisição de aprendizagens na área da informática é atualizar a educação, é fazer com que se incluam em seu tempo, na era digital.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142843
Arquivos Descrição Formato
000993042.pdf (429.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.