Repositório Digital

A- A A+

Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola

.

Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
Autor Khalek, Chanla Antonieta Abdul
Orientador Batista, Neusa Chaves
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aluno
Educação ambiental
Escola
Prática pedagógica
Resumo A nossa sociedade está vivendo um período histórico de aceleração econômica e de desenvolvimento globalizado. Em nome dos avanços da ciência, da tecnologia, da produção e do consumo desenfreado, o homem vem desrespeitando as relações com a natureza e outros seres vivos. Na busca da satisfação de suas necessidades e aspirações não percebem que isto faz diminuir as chances para as gerações futuras trazendo conseqüências desastrosas. Para tanto, o papel da educação neste contexto se apresenta como um alicerce para novas mudanças. Promover práticas educativas eficazes em educação ambiental resulta em aprendizados que podem mudar hábitos e valores que farão a diferença para um futuro melhor ao homem e a natureza. Diante deste contexto, o presente estudo visa propiciar uma reflexão sobre o papel da escola nestas mudanças e apresentar e analisar quais e em que condições as práticas pedagógicas implementadas em uma escola da rede pública resultaram em uma efetiva educação ambiental. Tendo como referencial teórico as idéias de Paulo Freire, Jean Piaget e Moacir Gadotti. A experiência foi desenvolvida ao longo de dez semanas e focou-se na intenção de mudar atitudes e comportamentos em relação a um problema ambiental, o lixo acumulado, existente na escola e na comunidade do entorno. Além de tentar resgatar nos alunos valores como: respeito, solidariedade, comprometimento, amor ao outro e a natureza. Podemos dizer que durante o desenvolvimento do projeto ficou evidente que para termos êxito em educação ambiental é necessário um trabalho continuado que vai além de um semestre ou apenas um ano letivo. Assim como, o esforço conjunto da comunidade escolar e de vários segmentos sociais que estejam envolvidos em um projeto coletivo em prol de uma visão comum para uma melhor qualidade de vida.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142849
Arquivos Descrição Formato
000993827.pdf (573.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.