Repositório Digital

A- A A+

A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental

.

A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
Autor Mistrello, Zinara Birnfeld
Orientador Batista, Neusa Chaves
Co-orientador Gomes, Simone Gonzalez
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aluno
Ambiente virtual
Ensino fundamental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O presente trabalho analisa o uso do software interativo WIKI como braço colaborativo do educador em sala de aula. Tem por objetivo, portanto, verificar os efeitos da aplicação dessa ferramenta tecnológica na aprendizagem dos(as) alunos(as) de 2º ano do II ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol, situada no extremo sul da cidade de Porto Alegre. Para obtenção dos resultados foram utilizadas as construções dos alunos no período de estágio obrigatório do curso de Pedagogia à Distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado na escola e na turma citada, no período de cerca de três meses. (Abril a junho de 2010). O WIKI, por conter uma plataforma que utiliza links das páginas na produção de hipertextos, permitiu estimular as relações de grupo, sendo aplicado como recurso de escrita compartilhada e participativa. Através desse instrumento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que traz consigo pressupostos construtivistas, os(as) alunos(as) construíram conhecimentos, transformando-os de prévios em novos. O ambiente oportunizou aos alunos(as) uma proximidade com um meio inovador na qual, pela primeira vez, se depararam com as próprias atividades escolares publicadas na internet e ainda puderam comentar os trabalhos dos(as) colegas e ver os seus comentados. Para tanto, há reflexões teóricas que utilizo como base para desenvolver a pesquisa que levou ao resultado deste trabalho. Aqui constam algumas ideias defendidas por autores consagrados nas questões que dizem respeito à educação. Invoco pensamentos como os de Paulo Freire e Jean Piaget, conectando-os aos modernos pesquisadores na área. Nesse diálogo entre a problemática suscitada na pesquisa e renomados pensadores, busco refletir e consolidar minha posição a respeito do que considero importante no desenvolvimento do processo de aprendizagem do(a) aluno(a) de escola pública na atual conjuntura econômicosocial dos mesmos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142850
Arquivos Descrição Formato
000994191.pdf (591.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.