Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBatista, Neusa Chavespt_BR
dc.contributor.authorSentinger, Solange Molinapt_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T02:10:16Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142856pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida através do trabalho em grupo, com uma turma de segundo ano, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Porto Alegre. Tal proposta foi realizada de maneira a favorecer a construção da solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças dentro do contexto escolar. Durante a prática de estágio na turma em questão, percebeu-se que a turma não conhecia o sentido e a importância de trabalhar em grupo, pois as crianças não trabalhavam de forma cooperativa e também não aceitavam as diferenças entre as/os colegas. Estratégias foram criadas, então, para que estas crianças se apropriassem do sentido de cooperação, solidariedade e aceitação das diferenças. Algumas propostas foram fundamentais para o desenvolvimento da prática em grupo, tais como, literatura infanto-juvenil e músicas que tratassem sobre o tema da igualdade/diferença, reflexões diárias e atividades desenvolvidas através do trabalho em grupo. Entre as considerações mais relevantes deste trabalho destacaram-se as reflexões como forma de resolução de conflitos, onde aconteciam agressões físicas e/ou verbais dentro da sala de aula e a construção da prática pedagógica de trabalhar em grupo para desenvolver os princípios como participação, cooperação e colaboração. Para embasamento teórico foram utilizados autores que realizaram estudos sobre o desenvolvimento moral da criança baseados nas obras de Jean Piaget, tais como Ulisses Ferreira de Araújo, Maria Suzana de Stefano Menin e Mário Sérgio Vasconcelos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subjectTolerânciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleO trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGomes, Simone Gonzalezpt_BR
dc.identifier.nrb000993036pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples