Repositório Digital

A- A A+

A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar

.

A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar
Autor Silva, Renata Maria Silva da
Orientador Gil, Natália de Lacerda
Co-orientador Campos, Márcia Maciel de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aluno
Ensino fundamental
Instituições sociais
Jogos infantis
Tecnologia
Resumo Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão na escola desse contexto. Inicia resgatando um pouco da história da infância e do brincar desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças, e pela Idade Moderna, época em que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaços e tempo específicos para o trabalho e o lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget e Vygotsky estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades e a mudança da cultura familiar, há pouco ou nenhum espaço e tempo destinado ao lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, propondo-a de forma interdisciplinar e dialogando com o modo de brincar das gerações antecessoras dos alunos. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos, porque as novas nuances sociais e tecnológicas, modificam o brincar e esse não pode extinguir-se para que nossas crianças tenham a garantia de um desenvolvimento saudável.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142871
Arquivos Descrição Formato
000993213.pdf (176.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.