Repositório Digital

A- A A+

A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores

.

A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
Autor Oliveira, Edivan Machado de
Orientador Almeida, Dória Bittencourt
Co-orientador Costa, Márcia Caetano
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aluno
Construção do conhecimento
Currículo integrado
Diversidade cultural
Heterogeneidade
Professor
Resumo O presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ensino fundamental. No estudo em questão foram utilizados dois (2) tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, onde esta foi realizada com auxílio de um questionário aplicado com 7 professoras, atuantes na área do ensino fundamental numa das escolas pertencentes a rede municipal de ensino da cidade de Criciúma – SC. Através das informações coletadas com a pesquisa ficou evidente a necessidade que têm os currículos escolares de revisarem, constantemente, seus objetivos e metas, como forma de demonstrar que a escola está consciente que necessita valorizar as experiências exteriores do indivíduo em suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando os seus principais referenciais teóricos: Vygotski, Paulo Freire e Piaget, a partir de autores como: Candau (2003); Facci (2006); Martins (2006); Moretto (2000); Moreira & Silva (2001), os quais discutem a importância de criar um ambiente em que a o educador consiga perceber como o educando transpõe a sua realidade para os conteúdos escolares. A educação necessita estar constituída no conhecimento da realidade vivenciada e experienciada pelos indivíduos a quem se faz referência e se destina o processo de ensino-aprendizagem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142872
Arquivos Descrição Formato
000993652.pdf (368.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.